Street Cup é café racer mais urbana e acessível da Triumph

Modelo de 900cc que é uma variação da Street Twin começa a ser vendido no país

15/03/2017 14:34

Que a Bonneville é um ícone da Triumph, e até da tradição inglesa de se fazer motos, ninguém duvida. Com o crescente interesse por modelos retrô a fabricante ampliou esta linha que hoje representa metade das vendas globais e ¼ das unidades comercializadas no Brasil – aqui a família ainda não está completa e a Tiger 800 desperta interesse acima da média dos outros países. Com a chegada da Street Cup, variação café racer da Street Twin, a linha retrô passa a ter quatro modelos no país: uma café racer e uma clássica mais convencional de 900cc e outro par de 1.200cc (Thruxton e Bonneville). Mais dois modelos estão programados para desembarcar em maio, a Scrambler 900 e a Bobber 1200. Todas com um vasto catálogo de acessórios Triumph para customização na própria concessionária sem prejuízo à garantia.

Antes de explicarmos o que há de novo na Street Cup quando comparada à Street Twin que a originou vale a pena pontuar que as diferenças entre as famílias de 900cc e 1.200cc vão além de cilindrada e preço, por isso a marca acredita que haja espaço para duas café racer na linha. As Street de 900cc estão direcionadas a um público urbano, em geral mais jovem, por isso são mais leves e a entrega de potência suave, além de despojadas na estética. Já a família 1.200cc exibe níveis de sofisticação estética e performance elevados, a própria Thruxton é claramente muito diferente da Street Cup: design mais tradicional e purista, usa componentes de motos esportivas e responde ao acelerador de forma arisca, afinal produz quase o dobro de potência. É uma retrô para quem quer de fato acelerar, enquanto a Street Cup preserva um nível de conforto maior e é mais adequada para conduzir em ambiente urbano ou mesmo passear sem pressa.   

Em relação à Street Twin, a café racer Cup recebe mudanças na geometria e a nova estética inclui uma pequena carenagem sobre o farol, guidão baixo ao estilo “morcego” com retrovisores nas extremidades, painel com dois mostradores (ganha o conta-giros analógico) e banco que simula um monoposto com capa escondendo a garupa. A pintura é bicolor amarela ou preta, sempre com aplicações de cinza nas laterais, e o acabamento de alguns componentes varia, como as ponteiras que passam a ser pretas. Controle de tração e ABS continuam itens de série.

Na prática

Com o guidão mais baixo e o corpo fica levemente flexionado para frente, nada que chegue a ser cansativo, mas em percurso urbano é preciso manter atenção aos retrovisores para que não batam nos dos carros. No percurso de São Paulo até a região serrana de São Roque, a 70 km da capital, a posição de pilotagem não gerou desconforto; o mesmo podemos dizer do novo banco, que tem espuma macia. A capa que cobre a parte de trás pode ser retirada soltando-se dois parafusos.

O motor permanece de 2 cilindros paralelos com oito válvulas e refrigeração líquida, que entrega bastante torque em baixas rotações (máximo de 8,15 kgf.m já disponível a 3.230 rpm) deixando as respostas ao acelerador rápidas, a pilotagem mais agradável e divertida. Faz até esquecer a potência de “apenas” 55 cv a 5.900 rpm. As mudanças de direção ficaram claramente mais ágeis com o ângulo de cáster reduzido de 25,1° para 24,3° e o trail diminuído de 102,4 mm para 98,7 mm. Novos amortecedores também elevaram sutilmente a traseira, redistribuindo mais peso para o eixo dianteiro.  

Outra modificação da Street Cup é a troca da pinça de freio dianteira por uma Nissin que aumenta a potência do sistema, embora seja de dois pistões e mantenha o disco simples da Twin. A atuação do ABS segue eficiente, entrando em ação quando é realmente necessário e sem interferências precoces que ampliem a distância até a parada.

Apesar da base compartilhada as diferenças estéticas e dinâmicas da Street Cup são evidentes e efetivas. O preço é de R$ 41.990, já a Street Twin por enquanto só tem unidades 2016 à venda pelo preço promocional de R$ 36.500.  

APLICATIVO



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