Dakar 2018 tem vitória de piloto e moto austríacos

20/01/2018 08:01

A 40ª edição do rali Dakar terminou neste sábado (21) com vitória do austríaco Matthias Walkner, da equipe KTM, que percorreu 13 estágios em 43 horas e 6 minutos (13 minutos mais rápido que o 2º colocado). Esta foi a 17ª vitória consecutiva da KTM no rali. Walkner, vice-campeão em 2017, não disputava a liderança até o décimo estágio, quando pilotos à frente erraram a navegação e lhe deram uma grande vantagem para administrar no restante da competição.

A primeira surpresa desta edição aconteceu com a saída prematura de Sam Sunderland (KTM) nas dunas de San Juan de Marcona, no quarto dia de prova. Assim o detentor do título de 2017 e vencedor de dois dos primeiros três estágios abriu espaço para Adrien van Beveren (Yamaha) e Kevin Benavides (Honda) disputarem o título de 2018. Os dois desafiaram o domínio habitual da KTM revezando a liderança na classificação geral. A batalha foi intercalada por estágios vencidos por Joan Barreda e Antoine Meo, ambos da Honda, antes do devastador décimo estágio. 

O erro que definiu o resultado do Dakar 2018 aconteceu quando Benavides falhou na navegação, afastando-se quilômetros da rota, e foi seguido por outros favoritos. Walkner e Van Beveren seguiram corretamente a navegação, mas o piloto da Yamaha sofreu uma queda a 3 km do final que o tirou da prova.

O austríaco correu o primeiro Dakar em 2015, abadonando a prova neste e no ano seguinte (fraturou o fêmur). No ano passado completou o rali pela primeira vez já dividindo o pódio com o companheiro de equipe Sam Sunderland. “Neste ano contamos com uma moto nova, melhorada em todos os aspectos: mais rápida e ao mesmo tempo mais leve”, diz, em referência à KTM 450 Rally Replica 2018.

 

Copyright Duas Rodas. Para adquirir direitos de reprodução de conteúdo, textos e/ou imagens: marcelo@revistaduasrodas.com.br

APLICATIVO



INSTAGRAM