Harley-Davidson modifica família Softail e acaba com Dyna

Que o motor Twin Cam sairia de linha para dar lugar ao novo Milwaukee-Eight, mais potente e com 4 válvulas por cilindro, não era novidade. O que pegou o mundo do motociclismo de surpresa na noite de ontem foi a apresentação nos Estados Unidos de uma família Softail maior e amplamente revista, usando novo chassi e incorporando os modelos da família Dyna.

Agora os oito modelos da família Softail passam a ser Fat Bob, Fat Boy, Breakout, Low Rider, Street Bob, Deluxe, Slim e Heritage Classic. Quatro terão variações com o motor maior de 114 polegadas cúbicas (1.870cc) além do 107 (1.750cc), sempre refrigerados a óleo: Fat Bob, Fat Boy, Breakout e Heritage Classic.

O motivo da incorporação das Dyna é para que todas passem a utilizar um novo chassi tubular de aço que mantém o característico desenho “limpo” das Softail, escondendo a suspensão traseira sob o banco para que pareça uma rabo-duro; mas foi completamente redesenhado para ter o peso reduzido em cerca de 16 kg (em média, o peso total de cada moto ficou 14 kg menor), ser menos suscetível à torção e atuar com um amortecedor (antes dois sob o assento das Softail e dois aparentes nas laterais das Dyna). As suspensões também foram revistas, com garfo Showa Dual Bending Valve e amortecedor que oferece compressão mais controlada e curso maior.

São motos completamente novas, porque depois de chassi, suspensões e motor ganharam reestilizações no design. A parte mais evidente está na adoção de novos conjuntos de iluminação com amplo uso de LEDs, novas rodas e escapamentos. Mais sutis são para-lamas, tanques, bancos e outras pequenas partes destinadas a manter a identidade de cada modelo. Entre todas sem dúvida chamam atenção a Fat Bob com um farol trapezoidal no lugar da dupla de pequenos faróis redondos e a best-seller Fat Boy, modernizada por uma capa de farol quase quadrada e as famosas rodas sólidas maiores e reestilizadas com retângulos em baixo relevo nas extremidades (18 polegadas com impressionantes pneus de 160 mm na dianteira e 240 mm na traseira). Os dois modelos também tiveram as mudanças mais radicais na traseira, eliminando a lanterna no para-lama para ser integrada aos piscas como na Forty-Eight.

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