Kawasaki Ninja ZX-10R 2021 muda para continuar vitoriosa

Novo modelo tem carenagem com “asas” integradas para aumentar pressão aerodinâmica

24/11/2020 17:59

Depois de conquistar o sexto campeonato mundial consecutivo entre as superbikes, a Kawasaki Ninja ZX-10R apresentada na Europa e Estados Unidos recebe modificações aerodinâmicas para 2021. Além da estética atualizada, os engenheiros elevaram a performance ao criar um mecanismo para geração de 17% mais downforce sem que simplesmente fixassem asas à carenagem. 

Passagens de ar foram integradas discretamente ao lado dos faróis, diferentemente das soluções adotadas por outras fabricantes – a maioria adicionou asas, enquanto a Honda fechou a lateral externa das aletas criando uma segunda camada de carenagem que cobre o recurso aerodinâmico na CBR 1000RR.   

A posição de pilotagem também muda com o para-brisa seguindo a experiência nas competições e adotando um formato 40 mm elevado, as manoplas na mesma posição do Mundial de Superbike e as pedaleiras 5 mm mais altas. O painel TFT conectável ao celular permite a seleção de quatro modos de pilotagem e controle de velocidade de cruzeiro.

Outros ajustes ocorreram na posição de fixação do braço oscilante 1 mm mais baixa, além da peça estar 8 mm alongada e do garfo dianteiro 2 mm deslocado para aumentar estabilidade e tração. As molas foram trocadas por mais rigidez na dianteira e menos na traseira.  

No motor de 4 cilindros em linha foi reduzido peso das válvulas, dutos de admissão foram resenhados  e um radiador de óleo desenvolvido para o Mundial de Superbike integrado à dianteira. 

O pico de potência de 203 cv agora é alcançado a 13.200 rpm em vez de 13.500 rpm (213 cv com ram air ativo) e de torque de 11,7 kgf.m a 11.400 rpm no lugar de 11.200 rpm. As relações de marcha de 1ª, 2ª e 3ª encurtadas para melhor aproveitamento da potência em altas rotações. 

A versão RR 2021, limitada a 500 unidades para homologação no campeonato do próximo ano, inclui rodas forjadas mais leves Marchesini, pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP e posição do braço oscilante ajustável. O motor alcança 400 rpm a mais com bielas e pistões de alta performance Pankl. 

 

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