MotoGP: Quartararo vence a primeira e Marquez se acidenta

Francês da Petronas confirma a pole no topo do pódio, após atual campeão cair em corrida de recuperação

19/07/2020 11:07

A estreia da temporada 2020 da MotoGP foi bastante movimentada neste domingo (19) em Jerez, na Espanha. Alex Rins (Suzuki) fraturou a clavícula direita ainda nos treinos de sábado e ficou fora da prova.

Largaram na primeira fila, nesta ordem, Fabio Quartararo (Petronas Yamaha) com pole recorde da pista, Maverick Viñales (Yamaha) e Marc Marquez (Honda). 

A segunda fila foi uma surpresa, dominada por pilotos de equipes satélite: Francesco Bagnaia (Pramac Ducati), Jack Miller (Pramac Ducati) e Cal Crutchlow (LCR Honda), que desfalcou a composição pouco antes ao cair no warm up e quebrar o osso escafoide da mão esquerda. 

Após a largada e algumas trocas entre as primeiras posições, Quartararo de estabeleceu na frente e Marquez saiu da pista para a caixa de brita quando tentava evitar uma queda. O piloto da Honda conseguiu manter a moto em movimento, apesar da alta velocidade na brita, e retornou na 17ª posição, precisamente à frente do irmão Alex (Honda). 

Quartararo mantinha distância segura de Viñales, enquanto Marquez fazia uma corrida de recuperação galgando posições. Afinal, a ausência de pontos numa temporada curta (13 etapas em vez de 19) seria arriscada para a disputa do título.       

O piloto da Honda já estava virtualmente no pódio quando perseguia Viñales para tentar a 2ª posição. Faltando três voltas, Marquez perdeu aderência ao passar sobre uma zebra e foi catapultado da moto num highside quando a traseira recuperou aderência bruscamente. 

Fraturou o úmero do braço direito na queda e seguiu rolando na caixa de brita. Logo após o acidente, Miller, que seguia Marquez, foi ultrapassado por Andrea Dovizioso (Ducati) e perdeu a 3ª posição.

Quartararo venceu pela primeira vez, com 4 segundos de vantagem sobre Viñales. Em 2019, o então estreante da Petronas liderou corridas em diversas oportunidades e perdeu cinco vitórias em ultrapassagens do campeão da Honda, terminando em 2º.

As colocações seguintes fugiram ao esperado, com a 5ª posição de Franco Morbidelli (Petronas), a 6ª de Pol Espargaro (KTM), a 7ª de Francesco Bagnaia e a 8ª de Miguel Oliveira (Tech 3 KTM), à frente da Ducati de fábrica de Danilo Petrucci (9º) e da Honda de fábrica de Alex Marquez (12º). 

A estreia de Johann Zarco na Avintia Ducati foi uma 11ª posição à frente do companheiro de equipe Tito Rabat (14º), penúltimo dos 15 que terminaram a prova. O piloto de testes da Aprilia Bradley Smith fechou a classificação, substituindo Andrea Iannone (afastado por doping).

Além de Marc Marquez, não concluíram a primeira etapa Joan Mir (Suzuki), Aleix Espargaro (Aprilia), Valentino Rossi (Yamaha) e Iker Lecuona (Tech 3). A equipe Suzuki, portanto, não terminou a prova com nenhuma das motos. 

A próxima etapa ocorrerá no domingo seguinte (26), novamente em Jerez, e ainda não há notícias sobre o retorno dos três pilotos que tiveram fraturas no fim de semana (Rins, Crutchlow e Marquez).

Antes da MotoGP, a primeira etapa do campeonato de motos elétricas MotoE correu na mesma pista com pole e vitória do brasileiro Eric Granado (Avintia). Ele venceu com 3 segundos de vantagem sobre o atual campeão Matteo Ferrari (Gresini). 

Resultado do GP da Espanha 2020 da MotoGP

1º Fabio Quartararo (Petronas Yamaha)

2º Maverick Viñales (Yamaha)

3º Andrea Dovizioso (Ducati)

4º Jack Miller (Pramac Ducati)

5º Franco Morbidelli (Petronas Yamaha)

6º Pol Espargaro (KTM)

7º Francesco Bagnaia (Pramac Ducati) 

8º Miguel Oliveira (Tech 3 KTM)

9º Danilo Petrucci (Ducati)

10º Takaaki Nakagami (LCR Honda)

11º Johann Zarco (Avintia Ducati)

12º Alex Marquez (Honda)

13º Brad Binder (KTM)

14º Tito Rabat (Avintia Ducati)

15º Bradley Smith (Aprilia)

 

©Copyright Duas Rodas. Reprodução proibida de textos e imagens, total ou parcial.

APLICATIVO



INSTAGRAM