MotoGP: equipe Tech 3 rompe com a Yamaha, que terá a VR46

22/02/2018 01:02

A equipe Tech 3 e seu proprietário Hervé Poncharal comunicaram a Yamaha que não usarão as motos YZR-M1 a partir da temporada 2019. Mais do que o fornecimento de motos, a parceria de 20 anos vinha trazendo ótimos resultados (Johann Zarco liderou provas em 2017 e terminou o campeonato em 6°, à frente da segunda moto de fábrica da Ducati) e uma contribuição importante no desenvolvimento das motos. Assim como a Honda faz principalmente com a LCR e a Ducati  com a Pramac, os pilotos das equipes satélites somam forças aos times oficiais nos testes de novos componentes e sistemas, acelerando o processo de coleta de dados e desenvolvimento das fabricantes.

O movimento de Poncharal antecipa um desfecho já conhecido: a VR46 de Valentino Rossi será equipe satélite Yamaha na MotoGP em futuro próximo, e considerando a extensão das relações comerciais entre as duas empresas (contrato com o piloto, uso de sua imagem, faturamento com acessórios e itens de vestuário Yamaha VR46 etc.) sem dúvida a Tech 3 perderia força. Mais que a relação com a Yamaha, também estaria em cheque a continuidade do contrato com a principal patrocinadora Monster (patrocinadora de Valentino Rossi e da equipe VR46). 

A equipe não menciona o tema em seu comunicado, apenas que sendo uma “empresa pequena” precisa pensar no futuro e que agora recebeu uma oferta irrecusável. No momento a agressiva KTM, que também está em busca de pilotos de ponta para a temporada 2019, é uma das fabricantes que não têm equipe satélite, além de Suzuki e Aprilia. A Honda já conta com mais duas equipes (LCR e Marc VDS) e a Ducati com três (Pramac, Avintia e Angel Nieto).  

 

©Copyright Duas Rodas. Para adquirir direitos de reprodução de conteúdo, textos e/ou imagens: marcelo@revistaduasrodas.com.br    

APLICATIVO



INSTAGRAM