Nova CRF 450L leva qualidades das especiais às ruas

Modelo é uma variação da cross CRF 450R com todos os itens para rodar em vias públicas

24/05/2018 06:05

Quem já pilotou uma especial off-road de 250 ou 450cc provavelmente já se pegou imaginando como seria divertido pilotá-la nas ruas. Aproveitar a leveza, capacidade de absorção de impactos e de aceleração de uma especial em vias públicas já não é mais um sonho. Ao apresentar a linha de especiais 2019 a Honda incluiu como novidade entre os modelos para uso esportivo off-road uma nova CRF 450L derivada da cross e legalizada para uso em vias públicas.

Além de receber equipamentos obrigatórios como conjunto de iluminação, velocímetro e espelhos retrovisores, o processo de adequação pelos engenheiros japoneses incluiu ajustes no motor de 1 cilindro para maior durabilidade e emissões dentro dos limites estabelecidos pela norma Euro 4. Entre as medidas estão um virabrequim com mais massa e outros ajustes para incrementar a disponibilidade de torque, taxa de compressão reduzida de 13,5:1 para 12:1, novo comando de válvulas, câmbio de 6 marchas em vez das 5 usadas nas pistas e sensor de oxigênio no novo sistema de escapamento único (antes duplo) para gerenciar injeção de combustível e ignição.

No motor de refrigeração líquida e 4 válvulas os resultados foram pico de potência em 24,6 cv e de torque em 3,2 kgf.m. A potência pode ser decepcionante quando comparada aos 59,9 cv da versão de competição CRF 450R 2019, mas o torque máximo está em patamar semelhante. A qualidade do conjunto e agilidade que proporciona segue um destaque, como na R: chassi de alumínio e luxos como o tanque de titânio possibilitam o peso de apenas 130 kg já abastecida, semelhante ao de uma Bros 160. O garfo dianteiro é Showa invertido de 49 mm com regulagens de compressão e pré-carga da mola, enquanto a traseira tem um amortecedor com todas as vias de ajuste. O sistema de freios também é basicamente o mesmo com disco de 260 mm e pinça de dois pistões em roda de aro 21 polegadas, e na traseira disco de 240 mm com pinça de um pistão em roda de 18” em vez de 19”, para permitir a instalação de pneu para enduro. Certamente também haverá candidatos à instalação de rodas 17 e pneus 100% para asfalto. 

O preço anunciado em dólares para o mercado americano é de US$ 10.399, intermediário entre a NC 750X e a CRF 1000L Africa Twin, o que no Brasil corresponderia a mais de R$ 40 mil. Realmente um brinquedo de luxo.  

 

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