Roteiro de viagem: Serra Fluminense

14/02/2018 04:02

Por Caroline Clarke

O estado do Rio de Janeiro possui belezas conhecidas mundialmente, a capital com suas praias e paisagens urbanas incríveis, a popular região dos lagos com enorme variedade de esportes aquáticos e as regiões serranas, paraíso dos apaixonados por aventura, contato com a natureza e que tem se tornado o quintal dos motociclistas no estado.

Nosso roteiro é de dois dias, com opções para todos os tipos de motos. Para toda viagem, recomendamos sempre que leve água, uma boa câmera, um pequeno kit para reparos rápidos e muita disposição! Dotada das mais lindas montanhas, cachoeiras e rios, a região serrana compreende quatro municípios cariocas: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Cachoeiras do Macacu. Todos oferecem estrutura hoteleira, variada gastronomia e boas estradas para curtir sua moto. 

Já deu para sentir o ar fresco? Então vamos lá! Escolhemos um roteiro para dois, afinal de contas, quem não gosta de uma boa companhia? Seja com amigos ou com seu parceiro (a), nosso ponto de partida é a cidade do Rio de Janeiro pela manhã, sentido Teresópolis. Após cerca de 70 km, a subida da serra já revela ares renovados e você pode fazer belos registros da vasta cadeia de montanhas ao redor. Com uma subida de 21 km, bem íngreme, nos finais de semana é comum ver motociclistas rodando pela região. 

A primeira pausa é no mirante do Dedo de Deus, conhecido como “Soberbo”, após cerca de uma hora de viagem. Logo ao lado, o parque mais famoso da região, o PARNASO (Parque Nacional da Serra dos Órgãos). Com sede em Teresópolis, possui piscina natural e muitas trilhas rápidas que podem ser acessadas pelo parque, como a Cartão Postal e a Trilha Suspensa. Um pouco mais adiante estão as dependências da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a tradicional Feirinha do Alto, ambas acessíveis a todo tipo de motocicleta.

Cidade imperial

Seguindo pelo sentido Norte, a ida para Petrópolis pode ser feita em uma hora, assim como a anterior. Caso opte por seguir viagem no mesmo dia, redobre a atenção, pois a estrada é mais sinuosa. Com cerca de 55 km, a BR-495 é uma das estradas mais antigas do país, tendo viajado por ali Dom Pedro II e toda a caravana Imperial. Uma das sensações mais incríveis é poder ver o pôr do sol do mirante na metade do caminho.

Antes de chegar ao centro de Petrópolis está o distrito Itaipava, famoso pelas pousadas e restaurantes charmosos, especialmente atrativos para se hospedar a dois. Construído em um chalé à beira de um riacho, o italiano Farfarello é tão tradicional quanto sua arquitetura. Ainda nos arredores da cidade está a Gallery 275, museu com mais de 130 motos japonesas principalmente da década de 1970.

Conhecida pelo Palácio Imperial, Petrópolis possui um centro histórico bem preservado com casarões. Estacione a moto perto do Palácio de Cristal e siga a pé para conhecer as principais atrações. Tome um café ao lado de carruagens e simpáticos guias vestidos à moda da época. Para quem gosta de história, é um prato cheio!

A visita ao Museu Imperial pode ser feita de terça a domingo, das 11h às 18h com um valor simbólico de entrada. Próximo ao museu, a casa do pai da aviação, Santos Dumont, mais conhecida como “A Encantada”. Sua visitação também pode ser feita de terça a domingo, das 9h às 17h30. Novamente de moto, pare no Palácio Quitandinha, antigo hotel e cassino da década de 1940, antes de descer pela famosa “Serra Velha”. Localizado na saída de Petrópolis, recebe muitos visitantes durante todo o ano para eventos culturais em seu interior e pelos passeios de pedalinho no lago.

 

©Copyright Duas Rodas. Para adquirir direitos de reprodução de conteúdo, textos e/ou imagens: marcelo@revistaduasrodas.com.br

APLICATIVO



INSTAGRAM