POR DENTRO DA CB 300F TWISTER

Conheça as principais características técnicas da nova Honda que traz motor maior e novidades no sistema de embreagem

25/11/2022 11:11

Por dentro da Honda CB 300F

Potência & TorqueO motor tem a mesma base da Twister 250, porém ganhou maior capacidade volumétrica graças ao aumento do diâmetro do pistão que passou de 71 para 77 mm – o curso se mantém em 63 mm. Com o isso o motor passou de 249,5 para 293,5 cc, ganhando maior desempenho.
A potência máxima é atingida nos 7.500 giros, na gasolina chega a 24,5 cv enquanto no etanol atinge 24,7 cv. O torque máximo está disponível nas 5.500 rotações de 2,6 kgf.m (etanol) e 2,61 kgf.m na gasolina.

Câmbio & Embreagem Para aproveitar melhor o desempenho do novo propulsor, o câmbio recebeu mudanças. Continua com seis marchas, porém herdou a embreagem assistida e assistida.  Na prática, o manete de embreagem está mais leve na hora de trocar de marchas ou nas saídas, enquanto nas reduções bruscas de marchas, a roda traseira não trava. Por conta do nosso sistema a embreagem recebeu mais discos e está mais larga.

Quadro & suspensões O quadro continua com o formato Diamond – com o motor fazendo parte da estrutura – porém recebeu mudanças para abrigar o novo propulsor (que ficou mais largo). O quadro também ancora o novo conjunto de suspensões. Na dianteira os tubos do garfo telescópico estão mais largos (46 mm). No interior receberem novas molas e válvulas de passagens de óleo. O curso continua o mesmo da CB 250F: 130 mm. Na traseira o sistema Mono Shock recebeu nova calibragem e o curso passou de 108 mm para 120 mm.

Freios & Rodas O sistema de freio não recebeu mudanças, continua com disco de 276 mm e 220 mm, na dianteira e traseira. Existe a opção ABS (anti bloqueio) e CBS (freio combinado). As rodas continuam com 17 polegadas, porém na traseira o pneu está mais largo – 150/60 contra o 140/70 da CB 250F. Na frente continua a medida 110/70. A CB 300 ficou mais comprida, larga e alta. Com o novo design transmite a sensação de ver uma moto maior. O tanque perdeu dois litros e meio e está com 14,1 litros de capacidade, lembrando que pode ser abastecido com etanol/gasolina. O banco (agora em dois níveis) está mais alto, passando de 784 para 789 mm, ao mesmo tempo, o peso aumentou em 2 quilos – de 137 kg para 139 kg (a seco). Abastecida, a nova CB 300F pesará 153 kg.

Iluminação & painel Outra mudança importante na nova CB 300F é a presença da iluminação full LED. Seu farol lembra bastante a CB 500F, mas tem outra construção interna e, ao vivo, é bem interessante. O painel traz diversas informações no computador de bordo e também a marcha engatada.

APLICATIVO



INSTAGRAM