Primeira vitória de KTM e Binder na etapa de Brno da MotoGP

Sul-africano estreante na categoria venceu com 5 segundos de vantagem

10/08/2020 09:01

A etapa deste domingo (9) na República Checa surpreendeu desde a classificação, quando a primeira fila do grid de largada foi formada por três pilotos de equipes independentes. O inesperado pole foi Johann Zarco correndo com a Ducati GP19 da Avintia, seguido pelas Petronas Yamaha do líder do campeonato Fabio Quartararo e de Franco Morbidelli. 

Logo atrás, o 4º mais rápido foi Aleix Espargaro com a Aprilia. E aqui entramos numa das características que tornaram esta etapa única, ou o sinal de que uma grande mudança está começando na MotoGP. 

Aprilia e KTM começaram seus projetos na categoria desenvolvendo protótipos quase simultaneamente, em 2015 e 2016 respectivamente. E frequentaram o final do grid juntas nos primeiros anos, como parte desse aprendizado. 

Em Brno, os pilotos da KTM Pol Espargaro e Brad Binder largaram em 6º e 7º, à frente de fabricantes como Yamaha e Ducati. A Aprilia não conseguiu manter o ritmo na corrida, terminando em heroico 10º, mas deixou para trás duas Ducati e uma Yamaha. 

Já a KTM cresceu durante a prova, com Espargaro e Binder galgando posições. O primeiro caiu após um choque na ultrapassagem de Johann Zarco, que terminou em 3º, enquanto Binder avançou e abriu 5 segundos de vantagem para o 2º colocado Morbidelli. 

Com o resultado, a KTM obteve a primeira na MotoGP, assim como o piloto estreante sul-africano. Também foi o primeiro pódio de Morbidelli na categoria e a melhor posição obtida por uma Ducati, com Zarco. 

Com as equipes de fábrica de Yamaha e Ducati assumidamente sofrendo para ajustar as motos ao asfalto de Brno, após duas vitórias Quartararo foi apenas o 7º, Andrea Dovizioso foi 11º e Maverick Viñales foi 14º. 

Após três etapas, o campeonato permanece liderado por Quartararo, com 59 pontos, seguido por Viñales, com 42 pontos, e agora com a 3ª posição empatada entre Dovizioso e Morbidelli, com 31 pontos.

Nos próximos dois domingos a MotoGP correrá na Áustria, no Red Bull Ring. E nesta segunda-feira (10), a organizadora do campeonato anunciou uma adição às 13 etapas já marcadas na Europa. Após as duas provas em Valência, na Espanha, na primeira metade de novembro, o encerramento da temporada ocorrerá em Portimão, estreando o circuito português na categoria, no dia 22 de novembro. 

 

©Copyright Duas Rodas. Reprodução proibida de textos e imagens, total ou parcial.    

APLICATIVO



INSTAGRAM