Vídeo: como escolher a lâmpada de LED correta para seu farol

Lâmpadas para farol podem ser muito diferentes, então veja o que muda em tecnologia, durabilidade e até no facho

24/11/2020 18:14

Ninguém que já tenha visto um farol de LED aceso tem dúvida que, à noite, é uma tremenda ajuda para iluminar o caminho e ter tempo de desviar de alguma surpresa na pista. Fica até mais seguro para não ser fechado por motoristas durante o dia, pois é difícil não perceberem a luminosidade do LED se aproximando pelo retrovisor. 

Além de ser um fator de segurança, o farol de LED tem outro benefício pouco lembrado: a lâmpada usa potência menor em watts, muitas vezes menos da metade da lâmpada comum, então consome menos bateria da moto. Numa moto com farol duplo, imagine a economia de bateria se trocar duas lâmpadas de 55 watts iguais às usadas por carros que têm uma bateria bem maior que a da moto!    

Existem muitas diferenças entre as lâmpadas de LED de cada fabricante. São diferenças de tecnologia, durabilidade e até no facho que a lâmpada projeta. Numa lâmpada de boa qualidade, o facho do farol deve ficar concentrado onde é importante ter uma boa visibilidade da pista à frente, sem dispersão nem ofuscamento de quem vem no sentido contrário. 

Você também perceberá que a lâmpada de LED tem um comprimento maior, principalmente na parte de trás, porque tem um driver integrado que controla a corrente que vem da bateria para ficar estável, não ter superaquecimento e a lâmpada durar mais. Uma boa lâmpada de LED pode durar pelo menos três vezes mais do que uma comum.

Outro ponto que faz toda a diferença na durabilidade é que numa boa lâmpada, a parte traseira é projetada para dissipar o calor dentro do farol. Isso pode fazer parte do formato, para direcionar o fluxo de ar quente, ou usando um cooler miniaturizado, como uma ventoinha. O superaquecimento é um ponto crítico nas lâmpadas de LED porque estraga componentes eletrônicos.

Então é normal que a lâmpada de LED seja um pouco maior, daí a importância de ter o cuidado de comprar uma que não seja tão longa para evitar surpresas na hora de instalar. O produto pode ser o mesmo fabricado para automóveis, por exemplo, que têm mais espaço dentro do farol. O ideal é não adaptar nada para caber no farol original de moto, mantendo o isolamento contra entrada de água, e sem alterar o sistema elétrico.

E de depois de escolher a marca, é preciso saber as especificações do modelo de lâmpada correto. A lâmpada deve ter o tipo de encaixe que serve na sua moto, padrões como H1, H4, H7, HS1, M5 ou T19. Poucos manuais de proprietário têm isso especificado, mas existe uma ferramenta de busca por modelo de moto aqui que pode ajudar a descobrir.   

Nesta ferramenta é informada também qual lâmpada de LED (de menor potência) corresponde à usada originalmente pela moto. Scooters e modelos de baixa cilindrada costumam usar lâmpadas ao redor de 35W e as de alta cilindrada, de 55 watts. 

Até 31 de dezembro de 2020 a legislação permitirá a troca da lâmpada comum pelo LED, mas apesar de ser só um tipo de lâmpada diferente e não ser uma mudança permanente, qualquer modificação no veículo deve constar no documento da moto.  

 

©Copyright Duas Rodas. Reprodução proibida de textos e imagens, total ou parcial.

APLICATIVO



INSTAGRAM