Vídeo: nova geração da BMW S 1000 R fica mais leve e rápida

Naked baseada na geração mais recente da superbike S 1000 RR é a maior modificação no modelo desde o lançamento há sete anos

19/11/2020 16:11

A BMW revelou nesta quinta-feira (19) na Alemanha a nova geração da naked S 1000 RR, que vinha passando por atualizações menores desde o lançamento no final de 2013. Agora ela acompanha a mudança de geração da superbike S 1000 RR.

O comportamento dinâmico foi aprimorado com novo chassi mais estreito e braço oscilante da RR, peso total reduzido em 6,5 kg e eletrônica atualizada com a inclusão da central inercial IMU, que monitora seis eixos de inclinação para adaptar a atuação dos assistentes eletrônicos à pilotagem. 

No novo motor de 4 cilindros em linha, também baseado na geração que equipa a RR atual, o foco foi elevar a capacidade de aceleração em baixos e médios regimes de rotação, tornando a curva de torque mais “plana”. 

Agora mais de 8 kgf.m já estão disponíveis a 3.000 rpm. Os picos continuam de 11,6 kgf.m a 9.250 rpm e 165 cv a 11.000 rpm. Aproveitando-se da maior disposição para acelerar sem necessidade de atingir altos regimes, foram alongadas as relações de marcha de 4ª, 5ª e 6ª para reduzir ruído e consumo em velocidade de cruzeiro.

O painel TFT de 6,5 polegadas permite selecionar três modos de pilotagem (Rain, Road e Dynamic) no pacote de série básico, havendo opção de incluir o Dynamic Pro (personalizável) com os controles de largada, wheelie, velocidade em pitlane, partida em subida e do freio-motor. 

No design, a principal mudança de conceito foi a adoção de uma lente única de farol mais larga, que remete a nakeds mais tradicionais como a R 1250 R, no lugar do farol duplo com design assimétrico, diferente de cada lado. A solução também foi adotada pela esportiva na atual geração. Veja mais no vídeo:

 

©Copyright Duas Rodas. Reprodução proibida de textos e imagens, total ou parcial.

APLICATIVO



INSTAGRAM