24/09/2014 15:00
Fotos: Mario Villaescusa
Em um ano, rodamos 30.000 km com a Honda NC 700X. Após atingirmos a meta estabelecida no início do Teste de Longa Duração, desmontamos a moto por inteiro a fim de verificar seu estado. Feita a análise dos componentes vitais de motor, transmissão, chassi, freios, suspensões e sistema elétrico, concluímos que a Honda está em perfeitas condições.
Desde o princípio, a motocicleta se mostrou fiel à proposta de ser prática para uso misto urbano-rodoviário, com baixo consumo de combustível. A maior parte da quilometragem foi rodada entre as cidades de São Paulo e Atibaia, em São Paulo. E mesmo andando constantemente acima de 100 km/h, o consumo médio se manteve na casa dos 30 km/l.
Troca de óleo, lubrificação da corrente, pastilhas de freio e pneus compuseram a manutenção durante o período, que pouco antes do fim do teste incluíram também o disco do freio traseiro (teve de ser substituído devido a riscos causados pela pastilha gasta durante uma viagem) e a relação secundária.
Desmontamos todos os componentes até não haver sequer uma engrenagem articulada sobrando, e tudo estava impecável e pronto para a remontagem. Para não dizer que não encontramos nada os separadores dos discos de embreagem apresentavam sinais de superaquecimento, mas como os discos ainda tinham vida útil, não precisariam ser substituídos. Medimos cuidadosamente componentes vitais como pistões, anéis, cilindros, árvore do comando de válvulas e virabrequim, que estava dentro das especificações de desgaste previstas e visualmente perfeitos.
Nosso teste com a NC 700X terminou, mas com o próximo dono certamente a Honda rodará mais dezenas de milhares de quilômetros.
Longa duração: desmontamos a Yamaha Ténéré 250 após 60 mil km
Teste de Longa Duração: 20.000 km com a Dafra Next 250
Vídeo: comparativo entre CB 500X e NC 700X