Primeiras impressões: pilotamos a Honda CB 650F

Avaliamos a nova 650 que estreia após a saída de linha da Hornet, uma naked mais prática e barata

15/10/2014 17:13


Texto: Ismael Baubeta


 


Para aqueles viciados em moto que simplesmente querem novidade, independente das especificações técnicas, a Honda coloca na rede de concessionárias a partir do mês que vem a CB 650F e a CBR 650F (versão com carenagem). Motos belíssimas, que têm ótima ergonomia e na tocada oferecem estabilidade de sobra para se divertir (e muito) em track days. 


 


O chassi é de dupla trave em aço, a suspensão dianteira é convencional e o monoamortecedor traseiro não utiliza links. Pode parecer pouco, mas a configuração está bem balanceada e garante estabilidade. No circuito Velo Città, no interior paulista, onde foi testada, demonstrou equilíbrio e pouca oscilação, ao contrário da Hornet, que em situações mais exigentes de desempenho, costumava balançar mais.


 


O motor de 4 cilindros com refrigeração líquida rende 87 cv a 11.000 rpm e 6,4 kgf.m a 8.000 rpm de torque. Os quatro pistões ganharam mais curso, o que privilegia o torque em baixas e médias rotações. Acelerando a CB, na prática, o motor está sempre “cheio” possibilitando menos trocas de marcha, condição que facilita a tocada inclusive na pista.


 


Os engenheiros da Honda não recorreram às pinças radiais e monobloco para fazer um eficiente sistema de freio, bastaram dois discos de 320 mm com pinças de dois pistões na dianteira e um disco de 240 mm com pistão simples atrás. É “pegajoso” e para bem. Haverá também a versão assistida por ABS.


 


A Honda voa com os dois pés no peito da Yamaha para conter o avanço da XJ6 - concorrente direta a ser batida e que, coincidentemente, assumiu a liderança nas vendas da categoria em setembro. A CB 650F vai ficar na mesma faixa de preço da Yamaha com preço de R$ 28.990 (R$ 31.190 com ABS) e a carenada CBR 650F terá estampado na etiqueta os preços de R$ 30.690 e R$ 32.890 (ABS). O teste completo com as primeiras medições de desempenho estará na edição de novembro de Duas Rodas.


 


Depois da despedida melancólica da Hornet e enquanto a Honda não faz conhecer sua substituta, a CB 1000R ABS será a opção oferecida pela fábrica aos motociclistas que buscam motos com potência na casa dos três dígitos. Os engenheiros e homens de marketing da fábrica deixaram bem claro que esta motocicleta não é uma substituta da Hornet, anotou?


 


CB 650F E CBR 650F


 


Motor: 649cc, 4 cil. em linha, refrigeração líquida


Potência: 87 cv a 11.000 rpm


Torque: 6,4 kgf.m a 8.000 rpm

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