Veículos novos terão modelo de placa no padrão Mercosul em 2016

Medida visa coibir a clonagem e falsificação do item; veículos emplacados antes de 2016 não precisarão fazer a substituição

08/12/2014 10:01

A partir de janeiro de 2016, os veículos novos receberão modelo de placas veiculares no padrão Mercosul – Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Os itens terão fundo branco, quatro letras e três números. Na parte superior terá uma margem azul, com o emblema do Mercosul à esquerda, a bandeira nacional à direita e o nome do país ao centro. Os veículos já emplacados não precisarão trocar as placas para os modelos novos.

“Os diversos elementos de segurança visam coibir as possíveis clonagens de veículos. A grande vantagem das mudanças é para o cidadão”, afirma Rone Evaldo Barbosa, coordenador-geral de Informatização e Estatística do Denatran.

Atualmente, as placas veiculares são fabricadas sem qualquer controle na sua forma semiacabada e depois vendidas para empresas credenciadas pelos Detran’s, que estampam e pintam a numeração. Já as placas semiacabadas do Mercosul serão produzidas por empresas credenciadas pelo Denatran, as quais serão responsáveis por controlar o uso de cada chapa.

Nas bancas: dois comparativos mais os lançamentos de 2015

Vídeo: comparativo entre as nakeds mais potentes do mundo

APLICATIVO



INSTAGRAM