Confirmada a volta da Honda Africa Twin, agora com motor 1000

Modelo CRF 1000L se baseia no conceito True Adventure apresentado no Salão de Milão 2014; vendas começam no fim do ano na Europa

12/05/2015 09:58

O lançamento de uma nova big trail resgatando o nome Africa Twin acaba de ser confirmado pela Honda. Batizado de CRF 1000L Africa Twin, o modelo faz referência à tradição off-road da marca através da vencedora do rali Paris-Dakar na década de 1980, que depois deu origem à moto de rua vendida até o início dos anos 2000 – algumas unidades da concorrente da Yamaha Super Ténéré foram trazidas ao Brasil pela Honda após a abertura das importações.

Na época, a fabricante apostava na configuração de motor V2, com 750cc na Africa Twin e 600cc na Transalp (depois 650cc e 700cc no modelo atual). Desta vez, a nova CRF deve receber um motor de 2 cilindros paralelos com intervalo de combustão de 270° assim como a marca já usa na NC para elevar o torque, reproduzindo o comportamento de um motor em V.

A CRF 1000L Africa Twin contará também com uma nova geração da transmissão DCT de dupla embreagem e opções de trocas automáticas e semi-automáticas (por botões). Ainda não está claro se o câmbio DCT será a única configuração disponível ou um opcional, mas a Honda faz questão de sublinhar que foi “programado especificamente para oferecer a capacidade fora-de-estrada característica da Africa Twin”.

Esta não é a primeira tentativa da Honda de incluir a transmissão DCT em modelos de uso misto, caso da VFR 1200X, que ao menos no Brasil enfrentou alguma resistência por causa da ausência da opção de controlar a embreagem em trechos off-road. De qualquer forma a fabricante defende que desde a introdução da tecnologia na Europa, em 2010, os modelos com o sistema opcional responderam por mais da metade das vendas (53% na média de VFR 1200X Crosstourer, VFR 1200F, NC 750X e NC 750S).  

O lançamento ocorrerá no fim deste ano na Europa, provavelmente como uma das estrelas dos salões do segundo semestre, e ainda não há menção ao mercado brasileiro. Nos próximos meses serão reveladas as características técnicas detalhadas e o funcionamento da nova tecnologia DCT para uso off-road, que se somará à construção esguia e aparentemente leve evidenciada pelas primeiras imagens – a carenagem, inclusive, traz referências da CRF 450X Rally que chegou a liderar o Dakar deste ano.

Pirelli lança segunda geração do Scorpion Trail

Honda CB 650F recupera liderança nas vendas na categoria Naked

Nova Yamaha Ténéré 250 terá motor flex e painel digital

Dafra Citycom ganha retoques estéticos na versão 2016

Nas bancas: o resultado da pesquisa Melhor Compra 2015

APLICATIVO



INSTAGRAM