UberMOTO estreia na Tailândia

Serviço de moto táxi funciona através do aplicativo já conhecido para carros, com o mesmo sistema de tarifas variáveis

25/02/2016 11:02

A ideia de moto táxi não foi muito bem aceita no mundo ocidental. Com algumas exceções na América Latina, normalmente em lugares que o Estado não se faz presente, o Ocidente vê este conceito como novidade, enquanto o Sudeste Asiático, principalmente, utiliza este serviço como uma forma eficaz e acessível para encarar os engarrafamentos maciços presentes nos países em desenvolvimento.

Com tamanha demanda, soa óbvio o aparecimento de meios que ajudem no transporte e ainda tragam lucro para os prestadores. Foi assim que o UberMOTO chegou a Ásia. A concepção é a mesma: um sistema de táxi no mesmo esquema do Uber que conhecemos no Brasil, que permite chamar um veículo no conforto no smartphone, só que ao invés de um carro, chega uma moto para lhe buscar.

Por enquanto os serviços do UberMOTO estão restritos a Bancoque, mas se a iniciativa for bem sucedida deve atingir todas as metrópoles do mercado asiático, segundo a empresa. Aqui no Brasil nós temos algumas experiências com moto táxi em comunidades afastadas, favelas com grande número de habitantes e cidades menores, localizadas no interior.

Sobre o Uber

O Uber é uma empresa multinacional americana de transporte privado urbano ativado via aplicativo no celular que oferece um serviço semelhante ao táxi tradicional, conhecido popularmente como serviços de "carona remunerada". A grande diferença entre os serviços é que para ser um motorista da Uber, bastaria cadastrar-se seguindo uma lista de exigências de segurança. Os motoristas Uber não cobram diretamente por carona, mas recebem uma remuneração diretamente da empresa, que observa na formação de seus preços a relação de oferta de motoristas conforme a demanda dos usuários e baseando-se também na duração e distância da corrida, o que permite uma alocação mais econômica do transporte urbano.

Cerca de cinco anos após sua fundação a empresa foi avaliada em 18,2 bilhões de dólares, em junho de 2014, contando com investidores como a Google e Goldman Sachs. Para usufruir do serviço é preciso baixar o aplicativo em seu smartphone – lembramos que o serviço só está disponível no Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O aplicativo está disponível para Android, IOS e Windows Phone. 

APLICATIVO



INSTAGRAM