Metzeler Roadtec 01: sem medo do que vem pela frente

Novo pneu alemão incrementa drenagem e aderência em piso molhado para que a condição da estrada não seja uma preocupação

29/04/2016 15:14

A Metzeler, marca de origem alemã hoje do grupo Pirelli, quer aumentar sua participação de mercado. Para isso, nada melhor que inovar com um produto de ampla possibilidade de aplicação, como são os pneus para uso sport-touring – que podem ser usados também por modelos naked, crossover, esportivo e até big trail com foco em uso rodoviário. Viajamos até a Alemanha para testar o novo Metzeler Roadtec 01 em condições de uso extremas na pista de testes e nas estradas da região.

Partindo da mesma concepção estrutural de cintas de aço dispostas longitudinalmente na banda de rodagem, já usada no antecessor Roadtec Z8 Interact, o modelo atual foca em novidades para que você possa viajar sem se preocupar com o clima que encontrará pela frente, melhorando o desempenho em pisos de baixa aderência, além de render até 10% quilometragem e ter peso reduzido.

Não foi só o desenho dos sulcos que mudou externamente, ocupando maior área e com linhas alongadas para drenar água continuamente da parte central às laterais, onde aumentam de largura. A área de contato com o solo agora é mais curta na longitudinal e mais larga na transversal do pneu, o que aumenta a capacidade de drenagem e distribui melhor o desgaste. A borracha utilizada varia do composto dianteiro único, com sílica em maior concentração para favorecer a aderência, ao traseiro que adota um segundo composto na parte central equivalente a 20% da banda de rodagem, com foco em durabilidade. A carcaça mais flexível do Roadtec 01 foi projetada para ampliar o conforto ao rodar.

Os testes começaram por uma bateria em pista oval de alta velocidade com 3 km de extensão, onde avaliamos os pneus em curvas inclinadas a plena aceleração. Embora seja improvável atingir velocidades acima de 250 km/h em curvas na estrada, já perto do limite de 270 km/h para o qual o Roadtec foi projetado, o comportamento da motocicleta com os pneus em inclinação, alta velocidade e temperatura se manteve estável, com bom feedback para o piloto. Usamos BMW S1000RR, Suzuki GSX-S 1000F e as Kawasaki Ninja 1000 e ZX-14, sempre bem pregadas no asfalto e proporcionando poucos e suaves movimentos de derrapagem lateral, facilmente controlados nessa condição extrema de uso.

A segunda bateria foi de frenagem em piso de pedra molhado, com duas Suzuki Bandit equipadas com ABS: a primeira tinha o Roadtec Z8 Interact e a outra o Roadtec 01. As motos tinham telemetria via GPS instalada que acusou uma distância inferior em 3 metros percorrida pelo novo pneu, na média de três passagens nossas com cada. 

Finalmente, a última bateria na pista de testes foi em circuito de asfalto irrigado com água em abundância, simulando chuva forte e uma lâmina d’água formada sobre o piso. Desta vez em Yamaha MT-07 e 09, BMW R1200RT e S1000XR e Kawasaki Versys 1000. Parte do trajeto era seco, a transição para o molhado ocorria antes de uma curva obrigando a uma freada forte e dali para frente havia muita água no circuito. Os pneus drenaram água com eficiência inclusive com a moto inclinada, no que o novo desenho dos sulcos tem grande mérito, deixando a tocada sob controle. Em determinados momentos sentimos a moto deslizar suavemente antes de se tornar uma aquaplanagem, mas os pneus mostraram capacidade para retomar aderência sem causar susto, uma previsibilidade de reações que merece elogios.

Esgotadas as possibilidades na pista de testes, saímos para rodar na estrada com BMW F800R e GT, BMW S1000XR, Kawasaki Versys 1000 e Triumph Tiger Explorer 1200. Percebemos nitidamente que as motocicletas ficaram mais leves para mudar de direção e mais suaves na rodagem em piso irregular. Nas medidas para motocicletas mais pesadas e big trail a carcaça do pneu é de dupla lona, mais rígida nas laterais, e há ajustes no composto de borracha. Ao fim do percurso, e avaliando todas as situações de teste, comprovamos o bom comportamento geral do Roadtec 01, com previsibilidade de reações, bom nível de conforto e excelente aderência em piso escorregadio, portanto, um pneu polivalente para viagens sem preocupação com o que vem pela frente.

Medidas do dianteiro

120/60 ZR 17 M/C 55W TL

120/70 ZR 17 M/C 58W TL

120/70 ZR 17 M/C 58W TL

120/70 ZR 17 M/C 58W TL

110/80 R 19 M/C 59V TL

120/70 ZR 19 M/C 60W TL

Medidas do traseiro

160/60 ZR 17 M/C 69W TL

180/55 ZR 17 M/C 73W TL

190/50 ZR 17 M/C 73W TL

190/55 ZR 17 M/C 75W TL

180/55 ZR 17 M/C 73W TL

190/50 ZR 17 M/C 73W TL

190/55 ZR 17 M/C 75W TL

150/70 R 17 M/C 69V TL

170/60 ZR 17 M/C 72W TL

APLICATIVO



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