Ducati revela novas asas integradas à carenagem

Após a proibição das asas externas na MotoGP, solução italiana é a mais radical até o momento

11/03/2017 18:57

Depois que a organização da MotoGP baniu as asas para a temporada 2017, o comandante da equipe Ducati Gigi Dall’Igna já havia antecipado que estava trabalhando numa nova solução. O fim das asas criadas pela equipe e depois copiadas pelas concorrentes ao longo de 2016 foi decretado devido à preocupação com a segurança dos pilotos que estivessem próximos da moto. A solução é embuti-las na carenagem, mas como fazê-lo da forma mais eficiente é o que está em jogo agora.

Hoje (11), no segundo dia de testes no Catar, última sequência de provas oficiais antes do início da temporada na mesma pista daqui a duas semanas, a Ducati tirou da garagem o protótipo da nova carenagem – tudo para atrasar a reação da concorrência. É a solução aerodinâmica mais ousada revelada por uma fabricante até o momento, pois ao contrário de uma discreta “segunda pele” nas laterais, recurso já testado por Yamaha e Suzuki, os italianos alocaram grandes orifícios na parte de cima da carenagem frontal.  

Os protótipos da Ducati ainda não obtiveram redução de tempo com a nova carenagem, mas é certo que ainda serão necessários ajustes até que obtenham o melhor rendimento possível, ou seguirão modificando as formas como vimos com as asas ao longo da temporada 2016. Amanhã será o terceiro e último dia de testes pré-temporada, já a prova de abertura ocorrerá no próximo dia 26.         

APLICATIVO



INSTAGRAM