Duas Rodas
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Tabela para a regulagem do SAG da suspensão de sua moto.

24/07/2007 às 12h16m

SAG é a abreviação de suspension adjustments gap, que poderíamos traduzir como a diferença de ajuste de suspensão. O SAG é responsável pela altura e "dureza" da suspensão, seus valores variam conforme o uso para qual a moto será destinada, quanto menor esse valor mais rígida será a suspensão. SAG - TRASEIRA1 - Com a moto sobre o cavalete, definir 2 pontos para medição que formem uma linha imaginaria, o mais perpendicular possível com o solo, (ex. : eixo da roda e paralama). Após definidos os pontos, marque-os.2 - Ainda com a motocicleta no cavalete, medir a distancia entre os 2 pontos e anotar (D1).3 - Retirar o cavalete, e colocar o piloto (com equipamento completo) em pé sobre as pedaleiras, ( Para street-bikes piloto em posição de pilotagem) e com um movimento de compressão, exercer peso sobre a suspensão, e deixa-la retornar o mais lentamente possível, então medir e anotar (D2).4 - Novamente na mesma situação, exercer peso sobre a suspensão, e deixa-la regressar normalmente, então medir e anotar (D3). 5 - Achar o ponto médio entre D2 e D3 e anotar (PM). 6 - Logo, da medição inicial D1 subtrair o PM para saber o SAG exato. Exemplo:PM = ((D3-D2) / 2) + D2SAG = D1 - PMVALORES DE EXEMPLO:D1 = 67D2 = 54D3 = 60Aplicando :PM = ((D3 - D2) / 2) + D2PM = ((60 - 54) / 2 ) + D2PM = (6 / 2) + D2PM = 3 + 54PM = 57Agora aplicando : SAG = D1 - PMSAG = 67 - 57SAG = 10 (Perfeito)A diferença entre D2 e D3 é devido ao atrito das partes moveis, como buchas, links, rolamentos etc. Se esta diferença é superior a 100mm, revisar a suspensão. Nas motos off-road (motocross-enduro), o SAG deve estar em torno de 95 - 100 mm, para supercross esta diferença deve se de menos 5 mm. Lembramos que para ajustar o SAG devemos atuar sobre a PRE-CARGA da mola ou seja, se o SAG apresentado, é Maior que 95 - 100mm devemos AUMENTAR a PRE-CARGA da mola Se o SAG apresentado é Menor que 95 - 100mm devemos DIMINUIR a PRE-CARGA da mola Em motocicletas com suspensões de pequeno curso, (ex.: DT200, XR200) o SAG deve ficar em torno de 25 a 30 % do curso total. Em street-bikes SAG 25 a 35 mm. Em pista SAG 20 a 30 mm SAG - DIANTEIRAProceder como na traseira, somente as medidas são diferentes. Motocross, Supercross, Enduro 75 a 85 mm A media entre D2 e D3 deve estar em torno de 15 a 20mm, se apresenta maior que 30, revisar a suspensão. Em motos com suspensão de pequeno curso (ex.: DT200, XR200) o SAG dianteiro deve estar em torno de 25% do curso total Em street-bikes 25 a 35mm. Em pista 20 a 30mm SAG - LIVRE TRASEIRAApós ajustar o SAG, agora vamos checar o SAG-LIVRE, o que nos ajuda a comprovar se estamos usando uma mola ideal para o peso do piloto.1 - O primeiro procedimento é abrir todo o retorno (rebound), logo então colocar a motocicleta sobre um cavalete e medir a diferença entre D1 e D2, anotar .2 - Retirar a motocicleta do cavalete, e SEM piloto, exercer força sobre a suspensão e deixa-la voltar normalmente, medir novamente (D3) SAG-LIVRE = D1 - D2 O SAG-LIVRE deve estar em torno de 15 a 25mm para as motos de motocross, supercross e enduro. Nesse caso se o SAG-LIVRE apresentado é: MENOR que 15mm necessitamos montar uma mola MAIS DURA (RATE MAIOR). MAIOR que 15mm neces!^\IS M9!,kS|n\Pn\Øn\Ð]\Øn\”n\editorOTARD!9Èn\q!n\Àn\9¬²¶º än\¨n\@o\pn\pn\ün\fotografo!90o\!1\(o\9!^úÄ Lo\o\¨o\Øn\¨\\do\aprovado!9˜o\Øo\!o\o\9]s´o\xo\@o\Ìo\foto!9–¡!øo\øo\È 26jpg!!9!Ðo\ \p\ˆŽ\p\Øo\tp\aprovado!9(›\1!°”\´p\@Ÿ\P”\¸”\ton1¸’\vocemesmo/1،\ @‘\@‘\àŒ\\ Ïý]:11\ ¨‘\¨‘\\0\ Ïý]01P\icas/es//1Ðt\tq\¨Ž\˜q\Øt\exto11`q\¤q\ ’\x\hq\/FON1À\dest.jpgs
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