Honda lança CB 500F por R$ 22 mil; versões R e X chegam a partir de dezembro

Modelo naked de 2 cilindros também terá uma versão com ABS por R$ 23.500

08/10/2013 14:11

Fotos: Divulgação e Mario Villaescusa

* Atualizado em 10/10/2013 às 14h04 

A Honda confirmou nesta terça-feira (8), no Salão Duas Rodas, o preço sugerido de seu principal lançamento no Brasil, a naked CB 500F: R$ 22 mil e R$ 23.500 na versão com ABS, valores que não incluem frete. Ela estará disponível nas concessionárias da marca a partir de outubro e terá como concorrentes outras nakeds bicilíndricas, mas com motor de 600cc, como Kawasaki ER-6 (R$ 26 mil) e Suzuki Gladius 650 (R$ 27 mil). As outras duas motos da família 500, a esportiva CBR 500R e a crossover CB 500X, chegarão em dezembro e no primeiro semestre de 2014, respectivamente. Os valores das duas versões ainda não foram divulgados.

Veja o mapa e os principais lançamentos do Salão Duas Rodas

A CB 500F tem como missão ser o modelo intermediário entre a CB 300R e a CB 600F Hornet e evitar saída de clientes da Honda para outras marcas – com o lançamento dos três modelos, fica clara a opção em oferecer alternativas também a donos de motos carenadas e big trail de marcas como Kawasaki, Yamaha, Suzuki e BMW.

O motor das três é um bicilíndrico com refrigeração líquida e 8 válvulas que atinge potência de até 50,4 cv, com torque de 4,5 kgf.m, e velocidade máxima limitada a cerca de 185 km/h no painel.  A Honda também focou em conforto e facilidade de pilotagem, posicionando as pedaleiras de uma maneira que as pernas não fiquem muito flexionadas. O que muda a posição de pilotagem nas três versões é o guidão, de altura intermediária na F, mais baixo na CBR (semi-guidões) e mais alto e largo na X. 

Os freios – com disco de 320 mm na frente com pinça de dois pistões e de 240 mm atrás, com pinça de um pistão – poderão ter ABS opcional nas três versões, sem o sistema combinado presente na NC 700X.

O chassi tubular de aço é o mesmo nas três, e recebe suspensão dianteira convencional de 41 mm sem regulagens e traseira monoamortecida com ajuste de pré-carga da mola. A principal diferença está no curso de amortecimento da X, que aumenta de 120 mm para 140 mm. A versão crossover também tem tanque de 17,3 litros, no lugar dos 15,7 litros das outras versões, e banco de formato inteiriço, avançando sobre tanque e pára-brisa.

Outras novidades

A Honda também anunciou no Salão Duas Rodas a versão atualizada da CBR 600RR, que terá uma versão inédita Repsol, inspirada na moto de competição da marca. Já a XRE 300 ganhou uma edição comemorativa, denominada Rally, em alusão ao retorno da Honda ao Rally Dakar em 2013. O grafismo se inspira na CRF 450 Rally, utilizada na competição. A fabricante também anunciou uma novidade para o próprio Dakar: uma equipe exclusivamente brasileira, com os pilotos Jean Azevedo, Ike Klaumann e Dário Júlio.

A XRE 300, ao lado de CG 150 Titan, Biz 125, NXR 150 Bros e CB 300R, também ganhará uma versão especial FlexOne, com pintura tricolor azul, branca e vermelha, que ilustra a tecnologia bicombustível da marca no Brasil. Elas têm o mesmo preço sugerido das versões já disponíveis.

Entrevista

Duas Rodas conversou com Alexandre Cury, gerente geral comercial da Honda, no Salão Duas Rodas; executivo explicou que a família CB 500 foca em usuários de street e trail até 300cc e clientes de motos usadas de alta cilindrada. Veja o vídeo abaixo:

http://youtu.be/OlmRed3lObc

APLICATIVO



INSTAGRAM