Quatro Rodas

Turbo volta em protótipo de nova Suzuki 600

Naked Recursion será uma das atrações da marca no Salão de Tóquio, em novembro

30/10/2013 16:41

A Suzuki retomou os testes com um motor turbinado para desenvolver a naked Recursion, uma das novidades da marca para o Salão de Tóquio, que começa em 23 de novembro. O recurso do compressor para admissão forçada não era usado pela fabricante desde meados dos anos 80, quando as quatro grandes japonesas abandonaram a produção de seus modelos turbinados. A Recursion tem um motor de 2 cilindros em linha e 588cc com refrigeração líquida que, segundo a Suzuki, será caracterizado pela economia em uso urbano e desempenho rodoviário “emocionante” com o turbocompressor acionado.

Os dados de potência e torque não foram informados oficialmente, mas aparecem em um vídeo com a apresentação técnica do modelo, em japonês. Com o peso (provavelmente seco) de 174 kg, a Recursion chegaria a 100 cv a 8.000 rpm, com torque máximo de 10,2 kgf.m a 4.500 rpm, resultando num conjunto leve e de elevada potência para um motor bicilíndrico, que já se caracteriza pelas boas respostas em baixas e médias rotações. Caso os números se confirmem, seria a solução da Suzuki para superar os problemas das antigas motos turbinadas, que tinham dificuldade para equilibrar torque e potência e careciam de mais linearidade na performance.

Ao lado de outras marcas japonesas como Kawasaki, Honda e Yamaha, a Suzuki da “Era turbo” com a XN85, de 1983, que teve vida tão curta quanto a das concorrentes. Avaliada em Duas Rodas de maio daquele ano, a XN usava um 4 cilindros em linha de 673cc que desenvolvia 71 cv, mas recebeu críticas por conta do peso em ordem de marcha de 247 kg e pelo alto preço, no mercado americano, sendo mais cara até do que esportivas de 1.000cc.

Mini-elétrica

Outro protótipo que a Suzuki mostrará no Salão de Tóquio é a moto elétrica urbana Extrigger, com quadro de alumínio, suspensão dianteira invertida e freios a disco. A marca também mostrará no Salão o protótipo que está desenvolvendo para retornar ao campeonato da MotoGP, em 2015.

Testando Limites: Honda CB 500F encara Ninja 300 e Gladius 650

Honda confirma miniesportiva CBR 300R

KTM prepara esportivas RC125, RC200 e RC390

Duas Rodas avalia nova MV Agusta Rivale 800

APLICATIVO



INSTAGRAM