Nossa História: a primeira esportiva da BMW completa 40 anos

No começo da década de 1970, a BMW revolucionou o conceito de esportividade nas motos ao lançar a R 90 S

13/12/2013 14:50

Na década de 1970, motor de 900cc, carenagem frontal de série e capacidade para atingir 200 km/h eram características incomuns em motocicletas. Foi com esses diferenciais que, em 1973, chegou ao mercado a BMW R 90 S, uma versão apimentada da R 90, modelo sem carenagem lançado na mesma oportunidade.

O propulsor da R 90 rendia 60 cv a 6.500 rpm, mas para deixar a versão esportiva com mais desempenho, os engenheiros alemães colocaram carburadores maiores e aumentaram a taxa de compressão. Assim, chegou-se a 67 cv a 7.000 rpm, também com um ligeiro ganho de torque.

A R 90 S foi produzida de 1973 a 1976 – 17.455 unidades no total – e deu lugar à R 100 RS, lançada pela marca de origem alemã em 1977.

A matéria completa sobre a BMW R 90 S está na seção “Nossa História” da edição de dezembro de Duas Rodas.

Nas bancas: tudo sobre a CB 650F, a Hornet 2014

Calendário Duas Rodas 2014 une pin-ups e objetos de desejo

Primeiras impressões: andamos na nova BMW S 1000 R

APLICATIVO



INSTAGRAM