Customizadas do Salão Duas Rodas: um roteiro para encontrá-las na exposição

Basta uma volta rápida para notar a cultura da customização em alta nos estandes, inclusive das fabricantes

07/10/2015 15:48

Quem não gosta de exclusividade? Foi partindo desta premissa que o conceito de customização foi aos poucos sendo disseminado no universo de duas rodas. Hoje, está presente em diferentes lugares, como o estúdio de um artista que vive de customização ou no estande de uma fabricante tradicional como a Yamaha, por exemplo. Em busca do produto único muitas marcas de moto têm feito parcerias com estúdios de customização e, mais do que nunca, estão orgulhosas de expor estes trabalhos ao lado de seus modelos já consagrados.

O Salão Duas Rodas 2015 é a maior prova disso. Marcas como Honda, Yamaha, Triumph, Ducati e BMW tem motos customizadas em seus estandes, mesclando a unicidade destas motocicletas feitas sob encomenda a best sellers que construíram a história de cada marca. Se você é um fã deste estilo diferenciado ou quer se inspirar para modificar sua moto, veja onde estão os modelos personalizados em meio aos lançamentos de cada estande.

Coadjuvante atuante

A maioria dos modelos customizados no Salão Duas Rodas 2015 são coadjuvantes em seus estandes. No entanto, nunca foram tão atuantes. As duas marcas que mais vendem no país, Honda e Yamaha, dedicaram um espaço em seu palco para motos com algo a mais. A Honda optou por assinar – através do conceito Honda Design – três modelos expostos: um PCX, uma XRE e uma CBR 650F, todos com pintura exclusiva (e só).

Já a Yamaha fugiu um pouco do tradicional e com a ajuda dos artistas da Bendita Macchina apresentou duas versões bem distintas das originais. Chega a ser difícil reconhecâ-las, mas são uma Fazer 250 e de uma Crosser 150, com estilo completamente novo e motores originais. Duas outras unidades foram estilizadas pela oficina Motors Company, uma Ténéré 660 e uma MT-09 com o tema dos 60 anos da marca.

A italiana Ducati também entrou nessa onda. Aproveitando o lançamento da Scrambler no Brasil, modelo que já carrega a proposta de personalização através de peças intercambiáveis produzidas pela própria marca, exibe duas versões customizadas da Scrambler em seu estande. Mais precisamente no andar de cima do estande, onde a Ducati instalou uma barbearia que fará a cabeça (e a barba) de quem visitar seu espaço. A Scrambler modificada foi trazida da Europa e teve a estética completamente alterada por novos componentes de fabricação artesanal.

Outra europeia, a Triumph, resolveu dar ainda mais destaque a seus modelos customizados. Sem uma grande novidade neste Salão, a marca inglesa está promovendo um concurso entre três Bonneville expostas para que o público vote em sua preferida. Para chegar ao resultado final, a Triumph entregou três temas para três estúdios diferentes: Johnnie Wash ficou com o conceito scrambler; Shibuya Garage com o modern classic; e a Recar Motos com o estilo café racer. Depois de votar na Triumph, atravesse a rua e visite a BMW. Entre alguns modelos e a grande estrela da marca neste Salão – a S1000XR – você também encontrará três versões da BMW R NineT completamente reformuladas e disponíveis para venda.

Além de todos estes modelos, ainda há alguns estandes menores ostentando a cultura da customização. O pequeno espaço da Garage Henn está expondo uma Harley Davidson Night-Rod 2015 modificada, enquanto o espaço dedicado aos capacetes Taurus também tem na sua vitrine uma moto modificada pelo próprio dono. Ainda estão presentes o canal Discovery Turbo, com os protagonistas do programa Custom Club Brasil personalizando uma Harley-Davidson no estande durante o evento, e o espaço da Johnnie Wash, com modelos assinados pelo dono Ricardo Medrano.

Destaque para o modelo scrambler usando como base uma YBR 125 da Yamaha e feito em parceria com a marca de óculos e lifestyle Evoke. A moto tem bancos em couro, com pneus cravo, suspensão esportiva e apoio removível para prancha, além de outros detalhes de customização que fizeram com que a moto tivesse o DNA Evoke.

APLICATIVO



INSTAGRAM