30/09/2025 16:59
São Paulo será palco de um evento inédito no próximo dia 5 de outubro que vai unir motociclismo, solidariedade e empoderamento feminino. O Aceleradas Ride reunirá motociclistas de várias regiões do país em uma ação voltada à conscientização sobre o câncer de mama, dentro da campanha mundial Outubro Rosa.
O encontro acontece no Gaz Burning, na Água Branca, a partir das 9h, e terá como principal atração um passeio solidário. Além das motociclistas, o evento convida mulheres proprietárias de carros clássicos, esportivos e tunados a participarem, levando pacientes que venceram ou ainda enfrentam o câncer de mama. A proposta é oferecer a essas mulheres a sensação de liberdade sobre duas e quatro rodas, promovendo autoestima e experiências transformadoras.
Inspirado no Distinguished Gentleman’s Ride – movimento internacional que mobiliza motociclistas em prol da saúde masculina –, o Aceleradas Ride apresenta uma versão feminina e voltada ao cuidado com a saúde da mulher. “Queremos mostrar que motociclistas não aceleram apenas motores, mas também causas importantes”, afirma Eliana Malizia, idealizadora do projeto Aceleradas.
Programação
A agenda começa com café da manhã às 9h, seguida do passeio solidário às 10h, com apoio da ROCAM. Na sequência, estão previstas rodas de conversa com médicas e pacientes, corrida de marcha lenta conduzida pelo perfil @pilotagemparamulheres , além de sorteios, experiências e shows musicais.
Entre os confirmados para as palestras estão a Dra. Simone Elias, mastologista; o Dr. Renato Cagnacci Neto, do AC Camargo; e Nágela de Carli, especialista em micropigmentação paramédica, que oferece reconstrução gratuita de aréolas para mulheres que passaram pelo câncer.
Ações paralelas e apoiadores
O evento contará com ativações de marcas, área instagramável e expositores como Bajaj, Vespa, Norisk, Suhai Seguradora, Madah Lingerie, Valiserie, Movimento Aceleradas, Pilotagem Para Mulheres e Evoke. A entrada é gratuita, mas o público pode contribuir adquirindo uma bandana oficial por R$ 35,01, com renda integral destinada à ONG Américas Amigas.
Madrinhas e expansão
A primeira edição já terá madrinhas responsáveis por replicar a iniciativa em outras cidades: Sulamita Oliveira, motociclista e criadora de conteúdo do Rio de Janeiro, e Tábata Lobo, influenciadora, enfermeira e bombeira civil, integrante do motogrupo Mulher & Moto, em Brasília.