Análise: Fausto Macieira faz um balanço da primeira etapa do Mundial de Motovelocidade

Colunista de Duas Rodas analisa o GP do Catar, que abriu a temporada 2015, e prevê um ano de ouro para as três categorias do Mundial

30/03/2015 11:43

Nas três categorias do Mundial de Motovelocidade, tudo indica uma grande temporada. Na MotoGP, o grid mais consagrado da história, com 19 (de 25) pilotos vencedores de GP, sete deles na categoria principal, reunindo nada menos que 28 títulos mundiais e monumentais 390 vitórias. Na Moto2, 15 vencedores de GP, com cinco títulos mundiais e 83 vitórias na bagagem. Na Moto3, apenas quatro dos 33 pilotos têm mais de 21 anos, e entre eles o mais novo da história, o francês Fabio Quartararo, que aos 15 anos e 343 dias estreou no Catar com uma grande corrida.

Falando em Catar, a única corrida noturna do calendário abriu o campeonato pela nona vez consecutiva, e a edição 2015 foi digna das mil e uma noites e mil e uma curvas. Na MotoGP, a grande expectativa era a estreia da nova Ducati GP15, assim como o retorno de Suzuki e Aprilia e o desempenho dos novatos Maverick Viñales e Jack Miller. E a Ducati não decepcionou, com a pole para Andrea Dovizioso, que teve as Honda de Dani Pedrosa e Marc Márquez ao lado dele na primeira fila. Mais duas máquinas italianas decolaram da segunda fila, com Andrea Iannone e o surpreendente colombiano Yonny Hernandez, deixando na poeira as Yamaha oficiais de Jorge Lorenzo (6º) e Valentino Rossi (8º).

A corrida foi cheia de emoções, pois Pedrosa e Márquez largaram muito mal e os azuis da Yamaha partiram para cima das motos vermelhas da Itália. Lorenzo, Dovizioso e Iannone dispararam na ponta e se revezaram na liderança, até que Rossi se aproximou e atacou com tudo, ultrapassando Lorenzo e Iannone para abrir um duelo espetacular com Dovizioso. Depois de muito passa-repassa, (mais) uma vitória antológica do “Doutor”, que começou a 20ª temporada dele no Mundial no topo de um pódio todo italiano, com Dovizioso e Iannone fazendo uma extraordinária dobradinha da Ducati.

Foi a vitória de nº 109 de Rossi, 70ª na MotoGP, desempatando o placar de 87 a 87 no duelo com a Espanha na categoria principal. Os pilotos espanhóis tiveram uma noite péssima e ficaram fora do pódio nas três categorias, o que não acontecia desde o GP da China de 2005. Para completar, pouco depois de cruzar a linha de chegada, Dani Pedrosa, sexto colocado e superado mais uma vez pelo companheiro Márquez – que errou a curva 1 e saiu em último –, declarou que vai deixar o campeonato temporariamente para tratar-se de um persistente problema que faz seu braço direito inchar e perder a sensibilidade. O problema é comum entre pilotos, e em geral uma pequena operação que remove a membrana que reveste o músculo resolve a situação. Mas Dani já operou duas vezes e o braço continua a inchar.

Não se sabe ainda quem será o substituto, e já se fala no aposentado Casey Stoner, que curiosamente também abandonou o campeonato por problema de saúde, em 2009, quando era piloto oficial da Ducati. Casey tinha alergia a lactose, e depois de alguns meses voltou a competir e venceu mais um título mundial em 2011. Outros nomes cotados são Cal Crutchlow e Scott Redding, das equipes satélites da Honda, e Sylvain Guintoli, atual Campeão Mundial de Superbike.

Moto2

Na Moto2, a corrida foi, por assim dizer, de eliminação. Os três favoritos ao pódio – e ao título mundial – largaram na primeira fila e comandaram a prova no início, mas a coisa começou a mudar logo na quarta volta, quando o inglês Sam Lowes, que havia largado na pole position, e brigava pela liderança com o francês Johann Zarco, errou uma trajetória e foi ao chão. Segundo ele, entrou um falso neutro na caixa de câmbio. Na volta seguinte, Tito Rabat, o atual número 1 da categoria, que também teve problemas de engate de marchas, tentou superar o italiano Simone Corsi na curva 1. Corsi fechou a trajetória, Rabat bateu na traseira dele, ambos foram ao chão e tiveram que abandonar a corrida.

Com os acidentes, a corrida ficou nas mãos do francês Johann Zarco, que abriu grande diferença do alemão Jonas Folger, segundo colocado, até que a cinco voltas do fim, ele foi mais uma vítima do câmbio da sua moto de 600cc; a caixa de marchas da Kalex com motor Honda (monomarca na categoria) travou em 3ª marcha, e na tentativa de engatar marchas com a mão Zarco quase bateu no muro dos boxes em plena reta.

Com o problema, a liderança ficou com o alemão Folger, que conquistou sua primeira vitória na Moto2 e a terceira na carreira, um grande feito para a equipe AGR Racing, do chef de cozinha Karlos Arguiñano, que comemorou com um jantar a inédita vitória e, de quebra, a liderança do campeonato. O belga Xavier Simeon e o suíço Thomas Luthi completaram o pódio. Quem andou muito bem foi o ítalo-brasileiro Franco Morbidelli, que brigou em um pelotão feroz, esteve no pódio e terminou em quinto. Zarco conseguiu completar a corrida na oitava colocação.

Moto3

Na categoria menor, o pole-position Alex Masbou venceu uma corrida onde nada menos 17 pilotos brigaram sem tréguas pela vitória da primeira à última curva. O português Miguel Oliveira, um dos favoritos, caiu na curva 1 e ficou fora da zona de pontos de uma corrida onde os esquadrões Honda e Mahindra foram superiores no combate com as outrora velocíssimas KTM.

Enquanto os experientes Masbou (27 anos) e Efren Vazquez (28 anos) enfrentavam a garotada, capitaneada pelo francês Fabio Quartararo, de 15 anos – mais jovem piloto da história da Moto3 –, o italiano Enea Bastianini, de 17 anos, que havia largado em 21º, veio enfileirando ultrapassagens para assumir a ponta na última volta, mas foi superado sobre a linha por Masbou, que aproveitou o vácuo da grande reta e venceu por meros dois centésimos de segundo. O inglês Danny Kent completou o pódio, seguido de Efren Vazquez e John McPhee, todos com Honda. Quartararo, que chegou a liderar a corrida, se perdeu no pelotão e terminou em oitavo. Mas não se iludam, estamos vendo o amanhecer de um grande campeão.

De Valentino Rossi, 36 anos, o mais velho, a Fabio Quartararo, 15 anos, o mais novo, o Mundial de Motovelocidade é, sem sombra de dúvidas, o maior espetáculo motorizado da face da Terra. E está apenas começando...

Impecável, Rossi dá show e vence etapa de abertura da MotoGP

MV Agusta revela edição limitada da esportiva F4

Casey Stoner disputará prova de longa duração no Japão

Kawasaki lançará nova Versys 1000 no Brasil

Nas bancas: nova Yamaha MT-07 enfrenta Kawasaki ER-6

APLICATIVO



INSTAGRAM