Bajaj mostra o caminho da eletrificação

Montadora desenvolve plataforma global para motos elétricas e pode impulsionar KTM, Husqvarna, GasGas e Triumph

22/11/2025 19:45

A indiana Bajaj Auto, uma das fabricantes mais influentes da indústria global de motos, está desenvolvendo uma nova plataforma de motocicletas elétricas que pode redefinir o setor. O movimento ganha peso pelo histórico da empresa, que recentemente assumiu o controle da Pierer Mobility — agora Pierer Bajaj AG — ao adquirir 74,9% da companhia, passando a influenciar diretamente marcas como KTM, Husqvarna e GasGas. Não à toa, modelos como KTM 390 Duke, RC 390, 390 Adventure e as Husqvarna 401 compartilham desenvolvimento e produção com a fábrica de Chakan, referência mundial em engenharia.

A atuação da Bajaj também se estende à Triumph, com quem desenvolveu a bem-sucedida linha Speed 400 e Scrambler 400 X. A parceria, na qual a Triumph criou o design e a Bajaj assumiu engenharia e produção, resultou em modelos globais, acessíveis e elogiados pela qualidade. Esse histórico reforça a importância do anúncio da nova plataforma elétrica, que vai além de mais um passo na eletrificação do mercado.

Segundo o diretor-executivo Rakesh Sharma, a empresa conduz um programa robusto de pesquisa e desenvolvimento voltado tanto a motos urbanas quanto a modelos elétricos de maior desempenho. O projeto aproveita a expertise acumulada no renascimento do scooter elétrico Chetak, um dos mais vendidos da Índia, cuja divisão tecnológica aprofundou conhecimentos em software, baterias e sistemas eletrônicos. O avanço acontece em um momento de expansão rápida do segmento elétrico no país, impulsionado por marcas como Ultraviolette, Revolt e Oben, além dos protótipos avançados da Royal Enfield.

Com esse cenário, a nova plataforma da Bajaj tem potencial para ganhar dimensões globais. Uma arquitetura escalável e eficiente pode servir de base para futuras motos elétricas de KTM, Husqvarna, GasGas e até Triumph, repetindo o modelo bem-sucedido das plataformas compartilhadas que deram origem às linhas KTM 390 e Triumph 400. Se seguir a mesma lógica, a iniciativa pode acelerar um salto expressivo na eletrificação das duas rodas, ampliando opções, faixas de preço e desempenho para atender a uma demanda crescente em diversos mercados.

 

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