Bosch anuncia novo sistema de ABS para motocicletas

Marca também trabalha para desenvolver um motor elétrico para scooters, que será comercializado primeiro na China

21/01/2016 11:12

A Bosch anunciou essa semana que está desenvolvendo um novo sistema de ABS para motocicletas e que as duas áreas responsáveis pelos projetos – Two-Wheeler e Powersports Division – serão autônomas, separadas do restante da empresa. Formada no ano passado e com sede no Japão, as duas divisões focadas em motos trabalham no fornecimento de componentes eletrônicos para a indústria de duas rodas e já prometem para este ano uma nova geração de ABS para modelos de menor capacidade, além de um motor elétrico para scooters.

O mais recente sistema de antitravamento das rodas é chamado pela Bosch de ABS10 e foi projetado especificamente para motos de até 250cc. A nova eletrônica é derivada do ABS9 e estará disponível no mercado ainda este ano. Segundo a empresa, o ABS10 foi pensado para oferecer segurança, principalmente, para as motocicletas dos mercados emergentes, onde os modelos mais vendidos são de baixa capacidade cúbica – caso do Brasil e Índia, por exemplo.

O ABS10 será 45% menor e 30% mais leve que a versão anterior e será compatível tanto com a roda dianteira, quanto à traseira. Ainda de acordo com a Bosch, o novo sistema foi projetado para ser financeiramente viável, ou seja, compatível com os preços das motos de entrada.

Outra novidade da Bosch para este ano é o motor elétrico para scooter. A ideia é substituir o motor do cubo da roda traseira acoplado aos scooters tradicionais – o propulsor rende 2.5 cavalos de potência e, por enquanto, será comercializado apenas na China, onde os scooters elétricos são um meio muito popular de locomoção. 

APLICATIVO



INSTAGRAM