Chegando às bancas e app: Duas Rodas de outubro

04/10/2017 03:10

Este mês que antecede o Salão Duas Rodas já teve o suspense quebrado por três lançamentos de peso, que trazemos em testes inéditos no Brasil. Kawasaki Z900 e Triumph Street Triple 765 entram na categoria da Yamaha MT-09 e já comparamos as três para a edição de outubro. Já a trail Kawasaki Versys-X inaugura um segmento intermediário entre Honda XRE 300/Yamaha Ténéré 250 e as big trail de 600cc, onde logo estará também a BMW G310GS.        

No caso das nakeds a MT sempre nadou de braçada aliando um conjunto leve a um motor tricilíndrico cheio de disposição para acelerar, que concilia ótimas doses de torque e potência, por um preço competitivo. Isso fazia com que deficiências fossem perdoadas, como as suspensões inadequadas para uso esportivo e as respostas irregulares ao acelerador, mas agora a régua subiu. Para quem gosta de 4 cilindros a Z900 ficou mais leve que a antiga Z800, ganhou torque, potência e curvas mais planas e lineares desde baixas rotações. Manteve a simplicidade nos componentes e a ausência de assistência eletrônica além do ABS. Já a Street Triple que sempre teve uma ciclística bem resolvida com um motor 675 limitado a 85 cv no Brasil, agora tem um tricilíndrico à altura da MT, acompanhado de seleções de mapas e controle de tração disponíveis desde a versão básica S. 

O caso da Versys-X é curioso não só por ser a primeira moto com este perfil a chegar ao país, mas porque é a única Versys que foge da fórmula crossover (rodas de liga 17” e pneus para asfalto) adotando um conjunto de rodagem misto de rodas raiadas, aro dianteiro 19” e pneus on/off. Esmiuçamos essa “conversão” da Versys para uso trail e mostramos até que ponto a Kawasaki é capaz fora de estrada.

A edição de outubro também traz o teste comparativo das nakeds topo de linha Ducati Monster 1200S, Kawasaki Z1000R e Triumph Speed Triple R, de personalidades diferentes e que representam bem as características e tradições de cada uma destas marcas. Mas que custam praticamente o mesmo valor e por isso disputam a atenção dos mesmos compradores.

Na seção de clássicas contamos a história da inglesa BSA, que até o início do domínio japonês foi a maior fabricante de motos do mundo. E na Aventura do mês um catarinense e sua Yamaha XT 660 partem do extremo Sul do país numa viagem atravessando o Brasil até o extremo Norte, no Amapá. 

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