Chopper artesanal reacende paixão de construtor britânico

Ele estava aposentado, até que surgiu em sua garagem uma moto que ele mesmo havia customizado...

22/12/2025 10:12

A história foi originalmente publicada pelo site inglês More Bikes. Nem sempre a experiência acumulada garante o mesmo entusiasmo criativo. Foi exatamente isso que viveu Dale, fundador da Hellstown Choppers, na região da Cornualha, no sul da Inglaterra. Após anos construindo motos sob encomenda, ele acabou se afastando do ofício em 2017, vendeu sua última criação e fechou o ateliê. O afastamento, no entanto, durou pouco: um antigo cliente entrou em contato oferecendo de volta um chassi que Dale havia fabricado cerca de dez anos antes e que estava parado em uma garagem. A proposta reacendeu algo adormecido.

Ao reencontrar o chassi e levá-lo de volta para casa, Dale percebeu que poderia transformá-lo em algo especial — desta vez, para si mesmo. Quase ao mesmo tempo, ele retomou contato com Graham Duffy, nome conhecido no meio custom britânico e antigo fornecedor de peças exclusivas. O reencontro rendeu uma viagem até Plymouth e o retorno com um verdadeiro tesouro mecânico, incluindo rodas Weld Racing, um motor Ultima Evo de 1340 cc com câmbio de cinco marchas, suspensões longas da American Suspension e diversos outros componentes de alto nível.

Com o novo projeto em mãos, Dale desmontou o chassi original e iniciou uma série de modificações estruturais para acomodar um pneu traseiro de 250 mm, bem maior do que o previsto inicialmente. O processo de adaptação do quadro, somado ao trabalho de pintura, polimento, elétrica e montagem de um novo espaço de trabalho levou cerca de um ano. O esforço, no entanto, teve um efeito claro: reacendeu completamente sua paixão pela construção artesanal de motocicletas.

O grande destaque da moto é o motor Ultima Evo, tratado com refinamento técnico e visual renovado. O conjunto inclui comando de válvulas Andrews, carburador Mikuni HSR42, embreagem hidráulica BDL com correia aberta, ignição Twin Tech e um sistema de escape em aço inox feito sob medida. O visual é complementado por acabamentos Arlen Ness, soluções inteligentes como o câmbio com neutro reposicionado e uma série de componentes exclusivos fabricados manualmente.

Finalizada com pintura especial em verde que se dissolve em preto, criada por Myke Taylor, a moto alia estética marcante e funcionalidade real. Apesar das proporções alongadas típicas do estilo chopper, o modelo encara com facilidade as estradas sinuosas da Cornualha e viagens mais longas pelo país. De acordo com o More Bikes, o projeto não apenas marcou o retorno de Dale às oficinas, como também abriu caminho para novas criações — prova de que, às vezes, basta a moto certa para reacender uma velha paixão.

APLICATIVO



INSTAGRAM