Chuva, peso e potência

Confira o peso, potência e velocidade máxima da moto que levou o brasileiro duas vezes ao pódio do mundial de Motovelocidade

06/08/2023 10:08

O brasileiro Eric Granado teve excelente participação na nona etapa do Mundial de Motovelocidade disputada na Inglaterra. Eric, que compete na categoria MotoE pela equipe LCR E-Team, levou sua  moto para a terceira colocação na prova de sábado (5 de agosto) e terminou em segundo na corrida de domingo.

A moto utilizada por Eric traz propulsão elétrica e pesa 225 kg. Boa parte desse peso vem da bateria com seus 110 kg enquanto o motor pesa 21 kg. Para comparar um protótipo da MotoGP pesa, no máximo, 157 kg. 

Desempenho

A bateria, com 1.152 células cilíndricas, alimenta o motor que atinge a potência máxima de 110 kW (150 cavalos) com destaque para o torque instantâneo de 14,27 kgf.m. O motor tem giro máximo de 18.000 rpm.

Essa “usina de força” é capaz de levar a moto de Eric a 275 km/h, velocidade atingida no circuito de Mugello.

Apesar da eletrônica, fornecida pela Ducati, presente no controle de tração, anti wheeling e outras funções, é uma moto difícil de dominar, “principalmente na chuva” como afirmou Eric em entrevista após a prova.

Difícil de controlar e, em caso de queda, impossível de levantar por conta do peso.

Por Cicero Lima Fotos arquivo pessoal/LCR Divulgação

 

APLICATIVO



INSTAGRAM