Coluna Marcelo Assumpção: a Yamaha será o novo pesadelo da concorrência?

Nova MT-09 inicia a renovação da marca criando uma nova referência na categoria naked

05/07/2013 16:32

Por: Marcelo Assumpção

Foram ao menos quatro anos adormecida para o mercado, sem grandes inovações desde o lançamento da atual geração da esportiva R1. O marasmo na Yamaha foi quebrado pelo anúncio da nova MT-09, prévia de uma nova fase que pode ser o pesadelo da concorrência. Explico: a MT-09 chegará às concessionárias europeias em setembro custando o mesmo que uma 600, pesando menos e entregando mais. Os números de potência e torque do novo motor de 3 cilindros e 800cc são equivalentes aos da Kawasaki Z800 (que pesa 41 kg a mais!) e a seleção de três modos de entrega de potência será item de série. A repercussão na concorrência será inevitável e provavelmente seja este o grande legado da nova MT, faça sucesso ou não.

Participe da promoção O Melhor Motociclista do Brasil 2013

Isso me faz lembrar a entrada da BMW no mercado de esportivas. A alemã S 1000 RR redefiniu os padrões da categoria na mesma época que a Yamaha lançava a atual geração da R1. Até hoje a concorrência está tirando o atraso... Que a MT-09 representa um impulso no mercado não existe dúvida, e certamente isso deve preocupar muito mais gente do que os ingleses da Triumph, grandes defensores das vantagens dos 3 cilindros. Imagine esse lançamento no Brasil, pelo preço da Honda CB 600F Hornet: o que aconteceria com o mercado de 600cc e quem ainda estaria disposto a pagar R$ 37 mil pelas 750 e 800 atuais? Aguardemos o Salão Duas Rodas, em outubro.

Mais do que isso, houve uma grande mudança de postura dentro da Yamaha. A marca deixa de ser uma seguidora da concorrência e volta a ser uma líder tecnológica – imagem que a consagrou nos anos 1970 e 1980, com modelos que até hoje rendem reedições. Os japoneses prometem que esse é o primeiro de uma série de lançamentos inovadores, incluindo mais modelos com motores de 3 cilindros e um novo veículo de três rodas que será exibido em novembro. Mesmo que a Yamaha não recupere o protagonismo do passado, o mais interessante nesse processo é o benefício que um mercado saudável, competitivo, com forças distribuídas de maneira mais equilibrada representa para o consumidor.            

Marcelo Assumpção é editor-chefe de Duas Rodas

Yamaha divulga imagens da nova MT-09, com motor 3 cilindros

Ranking de Vendas: Honda PCX 150 estreia liderando entre os scooters

Nas Bancas: Escolha sua moto entre 105 modelos em nosso guia

      

APLICATIVO



INSTAGRAM