Com poucos erros, português supera favoritos para vencer o Rally dos Sertões

Paulo Gonçalves deixa Després e Coma para trás; Jean Azevedo é o melhor brasileiro

05/08/2013 11:30

Nem Marc Coma, nem Cyril Després: o título de 2013 do Rally dos Sertões ficou com o português Paulo Gonçalves (Speedbrain), de 34 anos. Cometendo menos erros do que o espanhol da KTM e o francês da Yamaha, Gonçalves venceu três das nove etapas – inclusive a maratona, entre Porangatu (GO) e Natividade (TO), onde os pilotos não podem receber auxílio externo – e terminou o rally com o tempo de 30h30min14s, com 25min00s de vantagem sobre Després e 36min24s à frente de Coma. O melhor brasileiro foi Jean Azevedo (Honda Mobil), 4º colocado geral, a 1h20min09s do vencedor.

Participe da promoção O Melhor Motociclista do Brasil 2013

Vote nas suas preferidas para o prêmio Moto do Ano

A disputa entre os três europeus ficou clara desde o início. Gonçalves assumiu a ponta no início, mas logo no terceiro dia foi superado por Coma. Depois foi a vez de Després reagir, após Coma sofrer um problema no aro da roda traseira durante a 6ª etapa, entre Natividade (TO) e Palmas (TO). Mas o francês sofreu uma queda no dia seguinte e perdeu a liderança para Gonçalves, que segurou o 1º lugar geral nas etapas finais.

“O rali foi muito duro, foram dez dias intensos. O Jalapão em especial foi de muita dificuldade, areia, muito calor, muitas horas de especial. Comecei muito bem e segui sempre brigando pela vitória, não cometi erros e acabei vencendo com uma margem maior do que esperava. Estou muito contente por mim e pela Speedbrain. Faz dois anos que fiz o meu primeiro Sertões com eles e agora voltamos e vencemos. Estamos muito satisfeitos”, analisa Gonçalves, comemorando o título inédito na competição.

Pentacampeão dos Sertões, o paulista Jean Azevedo fez sua primeira prova como piloto oficial Honda. Ele sofreu uma lesão dias antes da largada e chegou à prova sem as condições físicas ideais. “Estava um pouco frustrado, porque treinei muito para essa prova, estava desde março numa preparação intensiva para conseguir disputar a primeira colocação com os estrangeiros. Mas uma semana antes da largada, acabei caindo num treino e rompi o ligamento do ombro direito. Se fizesse cirurgia eu estaria fora do Sertões, então decidimos andar. Estava bem triste por não ter condições de disputar a ponta, mas no final, por tudo o que consegui fazer nestes dez dias de prova, estar aqui comemorando agora como melhor brasileiro, quarto colocado no geral, superou a tristeza.”

Foram 4.115 km no total, sendo 2.488 km cronometrados, apenas nos estados de Goiás e Tocantins. A etapa fez parte do Mundial de Rally Cross Country da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), tanto para motos quanto para quadriciclos, o que atraiu a presença de estrangeiros.

Top 10 do Rally dos Sertões (geral)

1º Paulo Gonçalves (POR/Speedbrain), 30h27min38s

2º Cyril Després (FRA/Yamaha), a 25min00s

3º Marc Coma (ESP/KTM), a 36min24s

4º Jean Azevedo (BRA/Honda Mobil), a 1h20min09s

5º Jakub Przygonski (POL/KTM), a 1h31min36s

6º Michael Metge (FRA/Yamaha), a 2h20min20s

7º Fausto Mota (POR/Yamaha), a 2h27min41s

8º Ricardo Martins (BRA/Yamaha), a 2h27min56s

9º Raul Lima (BRA/Honda), a 4h09min26s

10º Ezair Bossa (BRA/Honda), a 4h38min46s



Testando Limites: um fim de semana com a Ducati Monster 796

Nas Bancas: 3 ou 4 cilindros? Escolha sua naked 600cc

Indian relança a Chief e planeja vendas no Brasil em 2014

Juízes declaram apoio a lei que retira impostos de itens de segurança

APLICATIVO



INSTAGRAM