Como o módulo de injeção pode elevar a potência do seu motor

Produtos para ajuste da alimentação de combustível extraem mais performance e ampliam resultados de escapamento e filtro de ar esportivos

09/04/2021 16:04

O módulo de injeção, ou do tipo “piggyback”, é a maneira mais simples de conseguir potência sem alterar a originalidade da moto. Não é necessário trocar peças, apenas plugar e modificar a programação da central eletrônica da moto (ECU).

Talvez você já tenha escutado nomes como Power Commander ou Rapid Bike, mas não saiba exatamente o que fazem. Alterar a quantidade de combustível injetada nos cilindros é o principal objetivo, além de outras funções possíveis dependendo do produto. Módulos mais sofisticados também podem acessar limite de rotações, ponto de ignição, controle de tração e freio-motor.

Essa otimização da mistura ar/gasolina focando performance é viável porque os ajustes de fábrica atuais tendem a ser pobres em gasolina para se enquadrarem com boa margem nos limites legais de emissões. Se a moto já tem filtro ou escapamento esportivo (ou ambos) a instalação do módulo é até desejável.

Afinal, com mais fluxo de ar na câmara de combustão é preciso compensar a proporção de gasolina. A injeção original nem sempre consegue com a programação de fábrica, então o módulo potencializa os ganhos e ajuda a proteger o motor de superaquecimento. Essa potência extra pode ultrapassar 10%.

Para instalar um módulo de injeção é necessário trocar o chicote elétrico original pelo que acompanha o aparelho. Este novo chicote leva dados dos sensores ao módulo, que altera as informações enviadas à ECU e os comandos correspondentes aos atuadores (como os bicos injetores).

Alguns dos sensores espalhados pela moto são de posição do acelerador, temperaturas do ar admitido e do líquido de arrefecimento do motor, posição das borboletas, pressão no coletor de admissão, oxigênio na mistura ar/combustível, rotações do motor e marcha engatada. Os bicos injetores de combustível, por exemplo, são componentes que podem receber novas instruções de funcionamento. 

Alguns módulos possuem o recurso de autoajuste da mistura (função "autotune") para melhorar a performance original, mas é possível obter ainda mais manualmente. Um bom preparador, munido de dinamômetro, realiza um ajuste fino da programação do módulo e alcança resultados superiores alterando o ponto de ignição.

Ele pode até modificar as respostas ao acelerador por faixa de rotação e marcha, de acordo com as características desejadas pelo proprietário. O profissional também deve considerar fatores como tipo de uso, expectativa por consumo de gasolina e estilo de pilotagem. 

É importante alertar que a nova programação é um procedimento delicado, que altera características como capacidade de refrigeração do motor e emissões. Por isso, para evitar danos mecânicos e até perda de performance o ideal é contar com assistência profissional.

O custo do equipamento varia em média de R$ 500 a R$ 3 mil, dependendo dos recursos. É encontrado para a maioria dos modelos de motos a partir de 300cc.

 

©Copyright Duas Rodas. Reprodução proibida de textos e imagens, total ou parcial. 

 

APLICATIVO



INSTAGRAM