Crutchlow assina com a Ducati para o lugar de Nicky Hayden na MotoGP

Destaque em 2013, inglês deixa a Yamaha Tech 3, que confirmou o espanhol Pol Espargaró

02/08/2013 16:58

Por Fausto Macieira, do Blog MundoMoto

O inglês Cal Crutchlow assinou um contrato de dois anos com a equipe oficial da Ducati e pilotará pela equipe italiana nas temporadas de 2014 e 2015 de MotoGP. O acordo marcará a estreia do piloto  britânico em uma equipe de fábrica na MotoGP. Ele substituirá o americano Nicky Hayden, campeão mundial de 2006 pela Honda, e será companheiro de equipe do italiano Andrea Dovizioso.

Participe da promoção O Melhor Motociclista do Brasil 2013

Vote nas suas preferidas para o prêmio Moto do Ano

Crutchlow, de 27 anos, já conquistou quatro pódios com a Tech 3 neste ano e tinha inicialmente a ideia de permanecer na Yamaha, mas queria garantias de uma moto de fábrica, o que não aconteceu. O inglês é o 5º na classificação do campeonato, apenas 1 ponto atrás de Valentino Rossi, da equipe oficial da Yamaha, e conquistou em Assen a primeira pole position de um britânico na MotoGP em 11 anos.

Nada ainda sobre o substituído Nicky Hayden, que vem sendo especulado na Forward Racing com uma Yamaha “production-racer” para o ano que vem, mas não há informação concreta sobre isso.  Existem apenas três equipes de fábrica completas na  MotoGP – Ducati, Yamaha e Repsol Honda. Estas seis motos recebem o benefício de atualizações e peças de alto desempenho  antes das outras equipes, chamadas satélites, que alugam as motos das fábricas.

Os últimos pilotos britânicos em uma equipe de fábrica na MotoGP foram Jeremy McWilliams e Shane Byrne, com a Aprilia Racing, em 2004. Os contratos de Jorge Lorenzo e Valentino Rossi com a Yamaha de fábrica estão em vigor até 2015, enquanto a Repsol Honda tem os espanhóis Marc Márquez e Dani Pedrosa.

Na Ducati, Crutchlow vai se juntar ao ex-companheiro de Tech 3 Andrea Dovizioso. O italiano terminou em 4º com a Tech 3 no campeonato do ano passado, mas seu melhor resultado com a Ducati nesta temporada foi só uma 4ª posição. A Ducati tem lutado nos últimos anos e não ganha uma corrida desde que Casey Stoner levou a vitória no GP da Austrália de 2010. O sete vezes campeão de MotoGP Valentino Rossi voltou para a Yamaha neste ano, após um período de dois anos com a Ducati em que só conseguiu três pódios.

A aquisição da Ducati pela Audi levou a grandes mudanças no lado gerencial do projeto MotoGP, mas eles ainda permanecem sem um único pódio em 2014. O novo gerente geral Bernhard Gobmeier fala de um projeto de dois anos para levar a Ducati de volta a um nível competitivo.

Para o lugar de Crutchlow na Tech 3, a Yamaha anunciou o espanhol Pol Espargaró, de 22 anos. Espargaró, vice-campeão na Moto2 em 2012 e atualmente vice-líder dessa categoria, atás do britânico Scott Redding, fechou contrato de dois anos com a equipe, onde será companheiro do também britânico Bradley Smith.

Testando Limites: um fim de semana com a Ducati Monster 796

Nas Bancas: 3 ou 4 cilindros? Escolha sua naked 600cc

Honda lança nova geração da CG para linha 2014

Juízes declaram apoio a lei que retira impostos de itens de segurança

APLICATIVO



INSTAGRAM