Customização: CB transformada em réplica de corrida vintage

Proprietário de Honda CB 550 constrói réplica de corrida do início dos anos 1970

16/01/2020 07:01

Por Justin Steyn, de Joanesburgo (África do Sul) Fotos Gareth Davidson

Em 2012 vendi minha Triumph Thruxton e comecei a procurar uma Honda CB 550. Depois de encontrar uma sem ferrugem pensei que seria um sacrilégio cortar uma moto em bom estado... Então mudei minha busca para somente um motor e um quadro. 

Encontrei peças a bons preços em um desmanche, incluindo motor, chassi e uma frente de Suzuki GSX-R K5. Entrei em contato com um restaurador especializado em Honda dos anos 1970 porque queria construir uma réplica da RC181 (500cc do fim da década de 1960). 

Visitando a oficina, vi uma réplica da CR 750 do piloto Dick Mann e decidi seguir o mesmo caminho. A diferença é que eu usaria uma CB 550. 

Levei o motor para que fosse reconstruído completamente, com especificações superiores, incluindo pistões de maior diâmetro. O chassi eu limpei e entreguei para que fosse modificado seguindo o desenho da CR. 

Foi soldado um tubo superior falso, instalamos réplicas dos suportes de pedaleiras, suporte do amortecedor de direção e pedal de câmbio (Dick Mann estava acostumado às motos inglesas e usava um diferente). Foram moldados à mão, com chapas de alumínio, tanque de gasolina, assento e tanque de óleo. Só os escapamentos foram produzidos com chapas de aço.

Usamos aros de alumínio Excel para supermotard com cubo de roda dianteiro Cognito Moto, que aliviamos em quase 1 kg! O garfo de suspensão é da GSX-R com amortecedores Öhlins réplica. Aquele acabamento anodizado dourado foi removido do garfo e dos amortecedores, com molas traseiras pretas. 

Os aros também eram anodizados em dourado, tiveram o acabamento removido e foram polidos. A bolha transparente foi feita sob medida.

Foram consumidas 380 horas de trabalho, muitas delas aperfeiçoando a carenagem que seria pintada de azul. O assento foi revestido de alcantara e finalmente ela ficou pronta para rodar. Ainda fico deslumbrado sempre que vejo a moto, sabendo de todo o trabalho que fez parte da construção dela.

 

©Copyright Duas Rodas. Para adquirir direitos de reprodução de conteúdo, textos e/ou imagens: marcelo@revistaduasrodas.com.br

APLICATIVO



INSTAGRAM