Dani Pedrosa: do nervosismo à liderança da MotoGP

Espanhol da Honda venceu em Le Mans depois de sofrer uma queda no treino classificatório e largar em 6º

20/05/2013 17:11

 


Com Fausto Macieira, do Blog Mundomoto


Um final de semana ruim parecia ser o destino do espanhol Dani Pedrosa (Repsol Honda) na chuvosa etapa francesa da MotoGP, em Le Mans. Mas se o 6º lugar no grid e a queda no treino classificatório assustaram, a vitória - inédita do piloto na tradicional pista - o deixou na liderança da classificação e serviu para acalmar os ânimos, em um campeonato que se mostra cada vez mais desenhado para uma disputa tripla entre Pedrosa, Marc Márquez (Repsol Honda) e Jorge Lorenzo (Yamaha).


Pedrosa subiu para 83 pontos, 6 a mais do que seu companheiro de equipe, que foi 3º em Le Mans. “Foi uma corrida incrível. Estava nervoso pelo que aconteceu no fim de semana, mas consegui deixar minha mente vazia. Tento vencer neste circuito há muitos anos, mas a pista tem sido difícil para mim. Hoje o momento finalmente chegou, quando eu não esperava, e estou imensamente satisfeito com o resultado”, comentou o piloto após a vitória, sua segunda no ano - havia ganhado também a etapa anterior, em Jerez (Espanha). 


A corrida


Pelo segundo ano consecutivo, os pilotos foram “presenteados” com pista molhada no início da corrida, com todos os concorrentes devidamente usando os compostos de pneus de chuva macios para as rodas dianteiras e traseiras, embora isso tenha resultado em um final extremamente difícil, com desgaste acentuado na pista seca.


A primeira vitória de Pedrosa em Le Mans na categoria máxima foi calculada, mas emocionante. Depois de cair no treino classiticatório, ele ficou fora dos problemas no início da corrida e ultrapassou Lorenzo para depois disputar a liderança com um surpreendente Andrea Dovizioso (Ducati). Eles disputaram até metade da corrida, quando Pedrosa sobressaiu.


O fim de semana também foi memorável para Cal Crutchlow (Monster Yamaha Tech 3). No sábado, o inglês sofreu uma fratura na parte superior da tíbia, causando dor no joelho, mas saiu de 4º no grid e se deu bem com as condições mistas, ultrapassando o antigo companheiro Dovizioso nos momentos finais. Márquez foi outro que deixou o italiano para trás e terminou em 3º, com Dovizioso na sequência. Márquez se mantém 100% nos pódios em 2013.


Nicky Hayden confirmou dia mais forte da Ducati  até agora e terminou em 5º, à frente da Go & Fun Honda Gresini de Álvaro Bautista. A tarde foi um tanto desastrosa para a Yamaha Factory Racing. Lorenzo lutou com a pista para terminar em 7º, com grandes problemas de acerto, enquanto Valentino Rossi – que já havia ultrapassado seu companheiro de equipe – caiu enquanto estava sob a pressão de Hayden. O italiano voltou para a pista e terminou em 12º,  atrás do compatriota Andrea Iannone (Energy T.I. Pramac Ducati), cujo companheiro de equipe temporário, Michele Pirro, subiu para o 8º lugar, à frente da Monster Yamaha Tech 3 de Bradley Smith.


Stefan Bradl, da  LCR Honda MotoGP,  terminou em 10º,  depois de sofrer uma pequena queda devido a problemas com a viseira e falta de visibilidade geral. Aleix Espargaró (Power Eletronics Aspar/ART Aprilia) novamente comemorou o melhor resultado de um CRT, com o 13º lugar. A próxima etapa do Mundial ocorre em Mugello (Itália), em 2 de junho.


Moto2


O britânico Scott Redding (Marc VDS/Kalex) triunfou na Moto2 pela primeira vez na carreira fazendo uma dobradinha com o companheiro de equipe, o finlandês Mika Kallio. A vitória emocionante de Redding fez dele o primeiro britânico a vencer em Le Mans desde que Alan Carter recebeu a bandeira quadriculada na categoria 250 em 1983, mas o sucesso não veio fácil: no início, o piloto de 20 anos despencou para a 9ª posição, pois largou  do lado direito e mais úmido. Redding é o novo líder do campeonato, com 76 pontos, 24 à frente do vice-líder Esteve Rabat (Tuenti 40/Kalex).


O japonês Takaaki Nakagami (Italtrans/Kalex) largou na pole e liderou as primeiros voltas, seguido por Pol Espargaró (Tuenti 40/Kalex) e Rabat. Mas a dupla da Tuenti acabou caindo em harmonia na Curva do Museu, na volta 3, e Nakagami repetiu o feito no mesmo lugar quatro voltas mais tarde. As condições intermediárias contribuíram  para tombos e abandonos de  nada menos que dez pilotos, incluindo a dupla da Mapfre Aspar/Suter Jordi Torres e Nico Terol.


A forte recuperação de Redding o levou para a frente na volta 8, passando Johann Zarco (Came Iodaracing Project/Suter). Kallio, companheiro de Redding, também se recuperou e veio forte na segunda metade da corrida. A chuva mais pesada no final resultou em bandeiras vermelhas na  24ª de 26 voltas. Como o resultado válido foi o da volta 22, a última que todos os pilotos tinham concluído, Kallio herdou a 2ª posição, apesar de ter sido ultrapassado por Xavier Simeon (Desguaces La Torre Maptaq/Kalex) antes da paralisação. Para o belga, ficou o consolo do  primeiro pódio da carreira. Dominique Aegerter, da Technomag CarXpert/Suter, e Zarco foram 4º e 5º, respectivamente.


Moto3


Maverick Viñales (Team Calvo/KTM) venceu o GP de França de Moto3 saindo da pole e compôs um pódio totalmente espanhol, com os vencedores de corridas anteriores Álex Rins (Estrella Galicia/KTM) e Luis Salom (Red Bull KTM Ajo). A chuva estava prevista para a corrida, mas só atingiu as provas posteriores. Viñales teve um início limpo, mas foi ultrapassado pelo alemão Jonas Folger, da Mapfre Aspar Team/Kalex KTM, e só recuperou o lugar na volta 9. Folger desceu para o 4º lugar, atrás de Rins e Salom, da Red Bull KTM Ajo. O companheiro de equipe de Rins,  Alex Márquez, foi o 5º colocado. Viñales lidera com 90 pontos, com 23 de vantagem sobre Salom. 


O brasileiro Eric Granado (Mapfre Aspar/Kalex KTM) largou em 27º e teve um bom início,  chegando ao 18º lugar, mas alguns toques com adversários e uma queda o deixaram na 24ª posição final, uma volta atrás do líder. “Na prova, custei a pegar o ritmo por causa dos incidentes. Sabemos que tivemos uma boa largada, agora precisamos trabalhar no timo de corrida para ser mais consistentes”, analisou o brasileiro. 


Classificação


MotoGP – após 4 de 18 etapas


1) Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda), 83 pontos


2) Marc Márquez (ESP/Repsol Honda), 77


3) Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha Factory), 66


4) Cal Crutchlow (GBR/Monster Yamaha Tech 3), 55


5) Valentino Rossi (ITA/Yamaha Factory), 47


6) Andrea Dovizioso (ITA/Ducati), 39


7) Álvaro Bautista (ESP/Go & Fun Honda Gresini), 38


8) Nicky Hayden (EUA/Ducati), 35


9) Aleix Espargaró (ESP/Power Eletronics Aspar/ART Aprilia), 20


10) Andrea Iannone (ITA/Energy T.I. Pramac Ducati), 18


Moto2 – após 4 de 17 etapas


1) Scott Redding (GBR/Marc VDS/Kalex), 76 pontos


2) Esteve Rabat (ESP/Tuenti HP4/Kalex), 52


3) Mika Kallio (FIN/Marc VDS/Kalex), 47


4) Dominique Aegerter (SUI/Technomag CarXpert/Suter), 47


5) Pol Espargaró (ESP/Tuenti HP4/Kalex), 41


6) Nicolas Terol (ESP/Mapfre Aspar/Suter), 38


7) Xavier Simeon (BEL/Desguaces La Torre Maptaq/Kalex), 35


8) Takaaki Nakagami (JAP/Italtrans/Kalex), 29


9) Johann Zarco (FRA/Came Iodaracing Project/Suter), 28


10) Alex de Angelis (RSM/NGM Mobile Forward/Speed Up), 22     


Moto3 – após 4 de 17 etapas


1) Maverick Viñales (ESP/Team Calvo/KTM), 90 pontos


2) Luis Salom (ESP/Red Bull KTM Ajo), 77


3) Álex Rins (ESP/Estrella Galicia/KTM), 61


4) Jonas Folger (ALE/Mapfre Aspar/Kalex KTM), 53


5) Brad Binder (AFS/Ambrogio/Suter Honda), 32


6) Zulfhami Khairuddin (MAL/Red Bull KTM Ajo), 28


7) Jakub Kornfeil (CHE/Redox RW/Kalex KTM), 27


8) Álex Márquez (ESP/Estrella Galicia/KTM), 24


9) Alexis Masbou (FRA/Ongetta-Centro Seta/FTR Honda), 23


10) Miguel Oliveira (POR/Mahindra), 20

APLICATIVO



INSTAGRAM