Domínio de Lorenzo, escalada de Rossi e brilho de Márquez marcam 1ª etapa da MotoGP

Pódio no Catar foi formado pelos três pilotos; vice em 2012, Pedrosa ficou para trás e foi o 4º

08/04/2013 11:16

O bicampeão Jorge Lorenzo (Yamaha) não deu chances para ninguém na primeira etapa da MotoGP 2013 na pista de Losail, no Catar. Sem ser ameaçado em nenhum momento, o espanhol liderou de ponta a ponta, venceu com 5s9 de vantagem sobre o 2º colocado, o companheiro de equipe Valentino Rossi, e deu o primeiro passo na luta pelo título da temporada. Marc Márquez estreou na categoria com um pódio ao terminar na 3ª posição, deixando para trás o experiente companheiro de equipe de Honda, Dani Pedrosa, que foi o 4º.

Mas se a corrida não teve duelos pela liderança, não faltou disputa a partir da 2ª posição. Largando em 7º após um erro de estratégia no treino classificatório, Rossi demonstrou que continua em ótima forma depois dos dois anos ruins pela Ducati. De volta à Yamaha, o “Doutor” foi ultrapassando rival por rival: Stefan Bradl (LCR Honda), Andrea Dovizioso (Ducati) e Cal Crutchlow (Yamaha Tech 3) ficaram para trás e, restando 5 voltas para o final, o italiano ocupava a 4ª posição, atrás de Lorenzo e da dupla da Honda.

Com Lorenzo já distante, Rossi conseguiu ultrapassar Pedrosa e Márquez, e foi com o segundo que ele teve o duelo mais difícil da corrida. O novato espanhol deu o troco, mas Rossi conseguiu voltar ao 2º lugar antes da bandeirada. “Estou muito, muito feliz, porque era meu sonho voltar à Yamaha com um pódio. Foi um fim de semana difícil, especialmente na classificação, mas eu sabia que tínhamos um ótimo ritmo. No fim, tive uma grande disputa com o Marc pelo 2º lugar. Estou muito feliz por mim, pelos meus fãs e amigos que sofreram com as duas temporadas difíceis e com a Yamaha, que começou o ano com os dois primeiros lugares”, comentou o italiano após a corrida.

Já Márquez, apesar do pódio na estreia, admitiu que a ansiedade bateu forte na primeira corrida do ano. “Não lembro de ter ficado tão nervoso e foi difícil manter a calma, eu não estava tão focado como acontecia na Moto2. Mas retomei a concentração e apesar de não largar tão bem, ultrapassei vários pilotos na primeira volta e acho que essa foi a chave [para chegar ao 2º lugar]”, disse o espanhol. “Disputar com o Valentino é sempre bom de assistir, mas também muito difícil. Ele nos venceu dessa vez, mas espero aprender com ele e com todos que forem mais rápidos que a gente.”

Para Lorenzo, o fim de semana foi perfeito. “Estávamos fortes desde o começo. Abri dois ou três segundos por volta, o que me permitiu manter a calma. É um resultado perfeito para a Yamaha e também estou feliz pelo Valentino, que passou por maus momentos nos últimos dois anos. Ele demonstrou novamente que é um piloto muito rápido e completo”, afirmou o líder do campeonato. Vice no ano passado, Pedrosa acabou ficando em último entre os quatro favoritos ao título. “Tentei manter minha posição, mas Rossi veio num ritmo muito rápido e não consegui pará-lo. Fiz tudo que podia, mas não foi suficiente. Talvez a gente tenha sofrido algum problema no acerto da traseira, porque não tínhamos aderência. Fiquei fora do pódio no final, o que foi uma pena considerando que tivemos bons testes de pré-temporada”, concluiu.

Moto2

O espanhol Pol Espargaró (Tuenti HP 40/Kalex), vice-campeão do ano passado, superou no final o britânico Scott Redding (Marc VDS/Kalex) e confirmou a vitória na primeira etapa da Moto2, cruzando a linha de chegada menos de 1 segundo na frente do 2º colocado. O pódio ficou completo com o japonês Takaaki Nakagami (Italtrans/Kalex), que também chegou a liderar nas primeiras voltas e ficou pela primeira vez na carreira entre os três primeiros colocados da Moto2.

Moto3

O pole position Luis Salom (Red Bull KTM Ajo) teve que encarar a forte concorrência de Maverick Viñales (Team Calvo/KTM), Álex Rins (Estrella Galicia/KTM), Álex Márquez (Estrella Galicia/KTM) e Jonas Folger (Mapfre Aspar/Kalex KTM). A liderança se alternou entre os pilotos, mas a disputa final ficou entre os espanhóis Salom, Viñales e Rins; o primeiro se deu melhor na última volta e deixou os outros dois brigando pela 2ª posição, que terminou com Viñales por apenas 6 milésimos.

Já o brasileiro Eric Granado (Mapfre Aspar/Kalex KTM) conseguiu o 25º lugar entre os 32 pilotos que alinharam no grid, mas teve problemas pouco antes da largada e precisou sair em último. Ele se manteve em antepenúltimo durante a corrida e fechou em 26º lugar. “Foi uma corrida um pouco dura, mas me apego ao que aprendemos neste fim de semana. Ganhei experiência e a equipe me ajudou a descobrir os pontos em que devo melhorar. Na saída ultrapassei alguns pilotos, mas acho que faltou um pouco mais de agressividade para conquistar uma posição melhor”, analisou o brasileiro.

Classificação

MotoGP – após 1 de 18 etapas

1) Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha Factory), 25 pontos

2) Valentino Rossi (ITA/Yamaha Factory), 20

3) Marc Márquez (ESP/Repsol Honda), 16

4) Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda), 13

5) Cal Crutchlow (GBR/Monster Yamaha Tech 3), 11

6) Álvaro Bautista (ESP/Go & Fun Honda Gresini), 10

7) Andrea Dovizioso (ITA/Ducati), 9

8) Nicky Hayden (EUA/Ducati), 8

9) Andrea Iannone (ITA/Energy T.I. Pramac Ducati), 7

10) Ben Spies (EUA/Ignite Pramac Ducati), 6

Moto2 – após 1 de 17 etapas

1) Pol Espargaró (ESP/Tuenti HP4/Kalex), 25 pontos

2) Scott Redding (GBR/Marc VDS/Kalex), 20

3) Takaaki Nakagami (JAP/Italtrans/Kalex), 16

4) Dominique Aegerter (SUI/Technomag CarXpert/Suter), 13

5) Mika Kallio (FIN/Marc VDS/Kalex), 11

6) Julian Simon (ESP/Italtrans/Kalex), 10

7) Simone Corsi (ITA/NGM Mobile/Speed Up), 9

8) Alex de Angelis (RSM/NGM Mobile Forward/Speed Up), 8

9) Esteve Rabat (ESP/Tuenti HP4/Kalex), 7

10) Xavier Simecon (BEL/Desguaces La Torre Maptaq/Kalex), 6

Moto3 – após 1 de 17 etapas

1) Luis Salom (ESP/Red Bull KTM Ajo), 25 pontos

2) Maverick Viñales (ESP/Team Calvo/KTM), 20

3) Álex Rins (ESP/Estrella Galicia/KTM), 16

4) Álex Márquez (ESP/Estrella Galicia/KTM), 13

5) Jonas Folger (ALE/Mapfre Aspar/Kalex KTM), 11

6) Zulfhami Khairuddin (MAL/Red Bull KTM Ajo), 10

7) Miguel Oliveira (POR/Mahindra), 9

8) Arthur Sissis (AUS/Red Bull KTM Ajo), 8

9) Niklas Ajo (FIN/Avant Tecno/KTM), 7

10) Efrén Vázquez (ESP/Mahindra), 6

 

APLICATIVO



INSTAGRAM