Dovizioso decide deixar Ducati e vence prova na Áustria

Vice-campeão das últimas três temporadas da MotoGP afirmou antes da corrida que desistiu das negociações com a equipe

17/08/2020 10:08

Neste domingo (16), o piloto da Ducati Andre Dovizioso começou a corrida já sabendo que não estará mais na equipe em 2021. Após meses de indefinição nas negociações com a fabricante, que não aceitava as condições do piloto para renovação, tomou a iniciativa de encerrar as conversas. 

Na prova, como é sua característica, não largou na frente. Partiu da segunda fila, na 4ª posição, ao ser apenas 0s2 mais lento que o pole Maverick Viñales. O futuro companheiro de equipe Jack Miller largou com a Ducati da Pramac da 2ª posição. 

O Red Bull Ring, na Áustria, é um circuito que favorece o poder de aceleração da Ducati. E Dovizioso foi avançando durante a prova para vencer novamente no autódromo onde nunca ficou fora do pódio, desde que passou a integrar o calendário em 2016. 

A prova também teve bom desempenho das KTM, mas foi marcada por reviravoltas que impossibilitaram a fabricante a vencer em casa. Primeira delas, uma bandeira vermelha ainda no início, após Johann Zarco frear a Ducati da Avintia atravessando a trajetória de Franco Morbidelli (Petronas Yamaha), e este não conseguir frear a tempo. 

Antes da relargada todos voltaram aos boxes e trocaram pneus, alguns alterando a estratégia inicial. Foi o caso de Pol Espargaro (KTM), que no momento do acidente liderava e começava a abrir vantagem. Ele voltou ao grid de largada ao lado das Ducati de Dovizioso e Miller, com pneus com os quais não se adaptou. 

Espargaro novamente vinha abrindo as trajetórias em algumas curvas, como ocorreu no fim de semana passado, e foi ultrapassado por dentro por Miguel Oliveira (Tech 3 KTM). Ao retornar para o lado de dentro da curva se chocaram e saíram da prova. 

Restou a Brad Binder a melhor colocação da KTM, galgando posições de 17º até terminar em 4º (também beneficiado por cinco abandonos à frente). Miller foi ultrapassado na última volta por Joan Mir (Suzuki), que terminou em 2º. A outra Suzuki, de Alex Rins, disputava as primeiras posições quando o piloto caiu, sozinho. 

Para a corrida do próximo domingo (23), no mesmo circuito, o líder do campeonato Fabio Quartararo (Petronas Yamaha) teve a vantagem reduzida a 11 pontos. Agora tem 67 pontos, contra 56 pontos de Dovizioso, que avançou sobre a vice-liderança de Viñales. 

Quartararo terminou a primeira prova na Áustria em 8º e Viñales em 10º. A melhor Yamaha foi a de Valentino Rossi, em 5º, e a Honda mais rápida de Takaaki Nakagami (LCR Honda) em 6º. O atual campeão Marc Marquez (Honda) seguirá em recuperação e não correrá. 

 

©Copyright Duas Rodas. Reprodução proibida de textos e imagens, total ou parcial.    

APLICATIVO



INSTAGRAM