Ducati e MV Agusta se inspiram na Cagiva dos anos 1990

Vencedora do rali Dakar em 1990 e 1994 é referência para novas big trail italianas

17/11/2021 19:11

As duas marcas italianas reconhecidas pela performance esportiva no asfalto estão buscando novos mercados. E, curiosamente, beberam na mesma fonte em busca de referências para as big trail que serão apresentadas nas próximas semanas.

A Cagiva Elefant 900 venceu duas vezes o rali Dakar nos anos 1990 usando um motor de 2 cilindros a 90° fornecido pela Ducati, na época de propriedade do mesmo grupo. Bastou para que a Ducati se inspirasse na estética da Elefant ao desenvolver a DesertX, novo modelo que terá mais vocação off-road que a atual Multistrada e será revelado no dia 9 de dezembro.

Os proprietários da marca Cagiva também se movimentam para relança-la com duas big trail que farão referência ao passado glorioso da Elefant 900. Por enquanto o conceito se chama Lucky Explorer, marca que patrocinava a equipe de rali com a Elefant nos anos 1990 (cigarros Lucky Strike, com o icônico círculo vermelho sobre a pintura branca). As mesmas cores da logomarca de tabaco estão no conceito da Ducati...

A Cagiva é uma marca hoje inativa do mesmo grupo da MV Agusta, que também busca referências históricas para legitimar sua entrada no novo segmento de uso misto. Essa história se cruzou originalmente nos anos 1980, quando a família Castiglioni fundou a bem-sucedida Cagiva e depois comprou outras marcas italianas que passavam por dificuldades, como a Ducati e a MV Agusta (então inativa).

Em 1996 venderam a Ducati a outro grupo e, no ano seguinte, relançaram a MV Agusta. A marca Cagiva ficou de lado enquanto focavam nas esportivas, mas agora deve servir para modelos big trail que dificilmente seriam convincentes como produtos MV Agusta. A apresentação está programada para o próximo dia 23, no EICMA.  

APLICATIVO



INSTAGRAM