Etapa de Assen, vitória e decepção na disputada WorldSSP300

Turquinho venceu na categoria WorldSSP300 de Yamaha R3. Após a cerimônia, a organização puniu onze pilotos entre eles o brasileiro que terminou em segundo lugar

23/04/2023 02:04

O hino brasileiro tocou no circuito de Assen, Holanda, que recebeu nesse final de semana a terceira etapa do Campeonato Mundial de Superbike. Na categoria WorldSSP300 o piloto brasileiro Humberto Maier, o Turquinho, da equipe Yamaha MS Racing/AD, ouviu o nosso hino no lugar mais alto do pódio.

Turquinho, de apenas 17 anos, havia conquistado um feito inédito, ser o primeiro brasileiro a vencer a disputadíssima WSSP300 onde correm KTM RC 390R, Kawasaki Ninja 400 e Yamaha YZF-R3 totalmente preparadas e com mais de 10 cavalos acima dos modelos originais (veja no final da matéria).

A sua excelente performance na segunda corrida – acontecem duas provas nos finais de semana – valeu o lugar mais alto no pódio e o direito de ouvir o hino nacional, mas a surpresa desagradável viria depois.

Tocou no verde

Após a cerimônia de premiação, a organização acabou punindo Turquinho e mais onze pilotos com a perda de uma posição por ultrapassarem o limite na pista na curva 17, na última volta da competição. Dessa forma o brasileiro terminou como segundo colocado e a vitória, assim como a liderança do campeonato, caiu no colo do piloto tcheco, Petr Svoboda. 

 O piloto publicou um vídeo onde comenta o fato e assume que tocou a roda no limite, "faz parte é a regra". 

Apesar disso, o final de semana foi histórico para o brasileiro, que está na segunda posição do campeonato e briga pelo título. Enzo Valentin, também da equipe, está na nona posição.

A prova da WorldSSP300 teve a participação de 19 pilotos de vários países da Europa que aceleram modelos como Yamaha YZF-R3, Kawasaki Ninja 400 e KTM RC 390-R. Porém os modelos têm pouca coisa original, os pneus slick são Pirelli Diablo Superbike, suspensão dianteira e traseira Ohlins, embreagem deslizante Suter, sistema quickshifter e alteração nos motores (com ganho de 20% na potência) transformam totalmente as motos.

A próxima etapa acontecerá na Espanha, de 5 a 7 de maio. Estaremos na torcida!!!

 

APLICATIVO



INSTAGRAM