01/12/2022 02:12
O campeonato brasileiro de motovelocidade CBM, encerrou a temporada 2022, com a sexta etapa em Goiânia, nos dias 25, 26 e 27 de novembro.
Certame cheio de alternativas e situações inesperadas, basta dizer que, fora a 300 Supersport, todas as outras categorias, só conheceram seus campeões na ultima etapa.
SBK PRO
Na principal, SBK PRO, o vencedor do ano, só foi decidido na corrida 2, de domingo. Antes das provas, cinco pontos de vantagem de William Barros, o separava do favorito Rodrigo Dazzi. No sábado , Dazzi liderava a prova até a ultima volta, quando sua BMW, super-aqueceu e o piloto foi obrigado a recuar duas posições, terminando em terceiro, ainda assim, duas posições a frente de William.
No pódio, Dazzi, desacostumado, não sabia onde ficava o lugar do terceiro. Na corrida dois, de domingo, Dazzi não deu chance pro azar, assumiu a ponta, seguido do piloto de Brasília Wendel Vaz e do carioca Pedro Lins. Não foi fácil o ano para o campeão, sofreu acidente e não pontuou na etapa de Campo Grande, depois correu a etapa seguinte sem estar totalmente recuperado, e mesmo assim, venceu a corrida do domingo em Curvelo. Titulo, suado e mais que merecido.
600 Supersport
Na categoria 600 Supersport, o carioca Alex Pires, mantinha distância matemática para o líder Welber Barros, mas um dia antes dos treinos, Alex e seu mecânico Danilo sofreram um terrível acidente de moto no trânsito, impedindo o piloto de disputar a última prova do ano. Todos os competidores sentiram as ausências e torcem por uma pronta recuperação dos dois. O titulo ficou com Welber e o vice foi para Regis Santos. Perguntado, o piloto declarou que o vice pertencia por direito ao Alex. Nobre atitude.
300 Supersport
Entre os pilotos da 300 Supersport, Lucca Mello começou o fim de semana, já consagrado campeão, mas quem brilhou com duas vitórias, foi o vice, João Fascineli. No sábado, Fascineli venceu com pista seca e no domingo, voltou a vencer, desta vez na chuva.
Yamalube R3 bLU cRU Cup
Com a "serpente azul", o Yamalube R3 bLU cRU Cup South America, categoriaTalent, fechou a temporada premiando os dois primeiros colocados no campeonato com o passaporte para o R3 Europa Cup 2023, uma ajuda financeira de 20.130 euros para o bi-campeão Gustavo Manso e 13.429 euros para o vice-campeão Kevin Fontainha. Na categoria Cup, Bruno Ribeiro, ficou com o titulo.
A sensação desta etapa, Diogo Moreira, nosso representante na Moto3, não só marcou presença, como participou das provas conquistando P2 no sábado. Muito assediado nos boxes, Moreira - que veio ao Brasil a convite da concessionária Yamaha Terranew - mostrou maturidade e profissionalismo no contato com o público.
A organização do br.mv ainda não divulgou o calendário, mas que venha logo a temporada 2023.
Texto e fotos Marcelo Moreira