Ex-piloto da MotoGP, Alex Barros lança projeto para formar jovens pilotos no Brasil

A ideia é lapidar talentos do país e prepará-los para seguir carreira em competições internacionais

24/06/2014 11:28

Fotos: Equipe Sanderson

A equipe Alex Barros Racing, comandada pelo ex-piloto de MotoGP Alexandre Barros, lançou um projeto para desenvolver pilotos brasileiros. O objetivo é preparar jovens talentos da motovelocidade a fim de que alcancem nível técnico elevado e possam competir em condições de igualdade com pilotos formados na Europa.

“Desde que montei minha equipe, em 2012, já tinha essa ideia de fazer algo pensando na base. Sempre foi minha vontade ajudar de alguma forma o motociclismo nacional e contribuir na formação de novos talentos”, revela o hoje chefe de equipe. Os pilotos José Duarte (16 anos) e Lucas Torres (15 anos), que competem na GPR 250 – categoria do Moto 1000 GP – são os primeiros a fazerem parte dessa iniciativa.



De acordo com Alex Barros, a intenção é colher os resultados no futuro. “Sabemos que é um projeto de longo prazo. Desenvolver jovens pilotos não é fácil, é um processo que leva de três a cinco anos para ter retorno. Temos muito trabalho pela frente e vamos começar praticamente do zero.”

O projeto, desenvolvido em parceria com a Estrella Galícia e a Honda, contempla a possibilidade de um intercâmbio internacional. “Quando o piloto tiver as condições técnicas ideais, ele poderá dar continuidade na sua carreira internacional, já que ele será encaminhado para disputas fora do país, como o campeonato espanhol de 80cc ou 150 cc, campeonato de Moto 3, um Europeu e até um Mundial”, concluiu.

Coluna do Leandro Mello: nos bastidores da MotoGP

Nas bancas: comparativos naked 1000, street 250/300 e trail 150

Coluna do Fausto Macieira: Corações valentes

APLICATIVO



INSTAGRAM