"Ficaria bravo se alguém fizesse isso comigo", diz Márquez sobre toque em Lorenzo

Novato espanhol roubou o 2º lugar do atual campeão mundial na última curva do GP da Espanha; Pedrosa festeja vitória "fantástica"

06/05/2013 11:20

Fotos: MotoGP, Honda e Yamaha

O GP da Espanha de 2013 da MotoGP, disputado no domingo (5) em Jerez, marcou a primeira vitória de Dani Pedrosa (Repsol Honda) no ano, mas quem roubou a cena foi novamente seu companheiro de equipe, o jovem Marc Márquez.

Duas semanas depois de vencer pela primeira vez na principal categoria do Mundial de Motovelocidade, Márquez dominou os holofotes ao ultrapassar o atual campeão Jorge Lorenzo (Yamaha) na última curva da última volta, com direito a um empurrão, e ficar com o 2º lugar que lhe garantiu a liderança do campeonato após três etapas. Márquez tem 61 pontos, contra 58 de Pedrosa, 57 de Lorenzo e 43 de Valentino Rossi, 4º colocado em Jerez com a outra Yamaha.

Pole position, Lorenzo fechou as primeiras cinco voltas na frente até ser ultrapassado por Pedrosa, que disparou na liderança, enquanto Márquez passou Rossi e foi em busca do 2º lugar. O piloto da Honda tentou várias linhas diferentes para superar o atual detentor do título e conseguiu justamente na recém-nomeada Curva Jorge Lorenzo, no final da última volta, forçando o caminho e tocando na carenagem do rival.

Lorenzo se mostrou irritado após a corrida, mas evitou criticar diretamente Márquez e disse que deixar o espaço na última curva “foi um erro”. Já Márquez deu sua versão sobre o incidente e pediu desculpas. “Sabia que existia uma possibilidade de ultrapassar ali. Lamento por Jorge porque a gente nunca quer algo desse tipo, mas o mais importante foi os dois terem terminado, e para os fãs foi uma ótima volta final. Notei que ele havia aberto a porta, então tentei ultrapassá-lo. Quando percebi que o tocaria, soltei os freios para que o toque fosse um pouco mais suave. Espero que nosso relacionamento melhore depois de alguns dias. Se alguém fizesse isso comigo eu certamente ficaria bravo, porque perderia um lugar no pódio. Mas pedi desculpas, de qualquer forma”, resumiu Márquez.

Pedrosa, por sua vez, comemorou a primeira vitória no ano. “Pilotei bem, apesar da dificuldade por causa dos pneus, que estavam no limite. Mantive uma boa vantagem e venci em casa. Foi fantástico”, afirmou. Rossi, o único entre os quatro favoritos que ainda não venceu, reconheceu que precisa melhorar. “Não tinha ritmo suficiente, principalmente no começo da prova, porque não encontramos o melhor equilíbrio. Temos que trabalhar muito, principalmente porque o Lorenzo é mais rápido”, alertou o italiano.

O 5º colocado foi o inglês Cal Crutchlow (Monster Yamaha Tech 3), à frente da Go & Fun Honda Gresini de Álvaro Bautista. A dupla da Ducati, formada por Nicky Hayden e Andrea Dovizioso, fechou os oito primeiros, e o espanhol Aleix Espargaró foi o melhor CRT ficando em 9º com a Aprilia da Power Electronics Aspar à frente do protótipo Yamaha Tech 3 de Bradley Smith. A próxima etapa do Mundial ocorre em 19 de maio, em Le Mans (França).

Moto2

Tito Rabat (Tuenti HP 40/Kalex) venceu sua primeira corrida no Mundial ficando à frente de Scott Redding (Marc VDS/Kalex) e Pol Espargaró (Tuenti HP 40/Kalex), que ganhou o duelo com o japonês Takaaki Nakagami (Italtrans/Kalex). Rabat segurou a vantagem na largada e fez a vitória parecer fácil, cruzando a linha de chegada com mais de 4 segundos de folga. O destaque ficou para Espargaró, que ultrapassou Nakagami na penúltima volta. Rabat lidera o campeonato, com 52 pontos, apenas um à frente de Redding.

Moto3

Maverick Viñales (Team Calvo/KTM) venceu pela primeira vez na temporada, que já tem três ganhadores diferentes em três provas. O piloto foi declarado vitorioso após um acidente interromper a Moto3 pela segunda corrida consecutiva – o envolvido dessa vez foi o francês Alan Techer (CIP/TSR Honda), que saiu ileso. Luis Salom (Red Bull KTM Ajo) e Jonas Folger (Mapfre Aspar/KTM), companheiro de equipe do brasileiro Eric Granado, completaram o pódio, enquanto o pole position Álex Rins (Estrella Galicia/KTM) sofreu uma queda e abandonou. Viñales tem 65 pontos, 4 a mais do que Salom e 14 à frente de Rins.

Em uma pista que já conhece bem, Eric Granado largou em 20º e sonhou com seu primeiro ponto – teria que ganhar cinco posições na corrida para conquistá-lo. O brasileiro chegou a ocupar o 16º lugar na segunda volta, mas terminou em 19º. “Me saí melhor do que nas corridas anteriores. Soube ser agressivo e isso me permitiu ganhar posições, mas me faltou um pouco de ritmo e acabei escapando e sendo ultrapassado por alguns pilotos. A bandeira vermelha foi uma pena, porque acho que poderia ter reconquistado alguns lugares, mas também foi correta. Estou satisfeito porque aprendi bastante neste fim de semana”, completou.

Classificação

MotoGP – após 3 de 18 etapas

1) Marc Márquez (ESP/Repsol Honda), 61 pontos

2) Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda), 58

3) Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha Factory), 57

4) Valentino Rossi (ITA/Yamaha Factory), 43

5) Cal Crutchlow (GBR/Monster Yamaha Tech 3), 35

6) Álvaro Bautista (ESP/Go & Fun Honda Gresini), 28

7) Andrea Dovizioso (ITA/Ducati), 26

8) Nicky Hayden (EUA/Ducati), 24

9) Aleix Espargaró (ESP/Power Eletronics Aspar/ART Aprilia), 17

10) Andrea Iannone (ITA/Energy T.I. Pramac Ducati), 13

Moto2 – após 3 de 17 etapas

1) Esteve Rabat (ESP/Tuenti HP4/Kalex), 52 pontos

2) Scott Redding (GBR/Marc VDS/Kalex), 51

3) Pol Espargaró (ESP/Tuenti HP4/Kalex), 41

4) Nicolas Terol (ESP/Mapfre Aspar/Suter), 38

5) Dominique Aegerter (SUI/Technomag CarXpert/Suter), 34

6) Takaaki Nakagami (JAP/Italtrans/Kalex), 29

7) Mika Kallio (FIN/Marc VDS/Kalex), 27

8) Xavier Simeon (BEL/Desguaces La Torre Maptaq/Kalex), 19

9) Johann Zarco (FRA/Came Iodaracing Project/Suter ), 14

10) Jordi Torres (ESP/Mapfre Aspar/Suter), 16     

Moto3 – após 3 de 17 etapas

1) Maverick Viñales (ESP/Team Calvo/KTM), 65 pontos

2) Luis Salom (ESP/Red Bull KTM Ajo), 61

3) Álex Rins (ESP/Estrella Galicia/KTM), 41

4) Jonas Folger (ALE/Mapfre Aspar/Kalex KTM), 40

5) Zulfhami Khairuddin (MAL/Red Bull KTM Ajo), 28

6) Brad Binder (AFS/Ambrogio/Suter Honda), 24

7) Miguel Oliveira (POR/Mahindra), 20

8) Niklas Ajo (FIN/Avant Tecno/KTM), 18

9) Jakub Kornfeil (CHE/Redox RW/Kalex KTM), 17

10) Efrén Vázquez (FRA/Mahindra), 16

Com Fausto Macieira, do Blog Mundomoto

APLICATIVO



INSTAGRAM