10/01/2014 18:30
Hiroyuki Yanagi, presidente mundial Yamaha, é taxativo ao decretar o fim dos motores 2 tempos. “As normas de emissões e o consumo são mais importantes agora. No plano global os motores 2 tempos serão substituídos pelos 4 tempos, que vem sendo aperfeiçoados”, disse o executivo em entrevista exclusiva a Duas Rodas.
Atualmente, a Yamaha ainda tem produtos em seu line-up com esses motores, a exemplo de modelos off-road de competição e scooters de 50cc. Entretanto, os tempos áureos dos propulsores movidos à mistura de gasolina e óleo foram na década de 1970, época em que a marca investia no uso desses motores e concorrentes como Honda e Kawasaki já partiam para o 4 tempos.
Para reforçar o aprimoramento dos modelos de 4 cilindros, o executivo mencionou a tecnologia crossplane, trazida da MotoGP e introduzida na R1: “essa motocicleta deve continuar com 4 cilindros, mas que pode ser refinado”, afirmou o presidente da Yamaha, sugerindo que a versão prevista para 2015 da esportiva trará inovações.
Yanagi lembrou também o lançamento no ano passado de mais um produto crossplane, o motor de 3 cilindros, que equipa o modelo MT-09, apresentado na Europa. “Temos muitas ideias para nossos motores tricilíndricos”, acrescentou.
A íntegra da entrevista pode ser vista na edição de janeiro de Duas Rodas, que está nas bancas, na Apple Store e na Google Play.
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