28/01/2026 10:00
A Harley-Davidson, em parceria com a MotoGP, anunciou avanços decisivos para a temporada inaugural da Harley-Davidson Bagger World Cup, campeonato que estreia em 2026 como a primeira competição global dedicada exclusivamente às baggers de alta performance da marca americana. Entre os principais marcos estão a ampliação do grid provisório, a definição do formato oficial dos fins de semana de corrida e o início da venda de pacotes de ingressos para as seis etapas do calendário.
O grid segue em expansão com a confirmação da Niti Racing, da Indonésia, que se junta às já anunciadas Saddlemen Race Development (EUA), Cecchini Racing Garage (Itália) e Joe Rascal Racing (Austrália). A entrada da Niti marca a estreia de uma equipe indonésia no palco da MotoGP™, levando ao campeonato uma identidade que combina herança nacional e ambição global. Além disso, a Joe Rascal Racing recebeu autorização para ampliar sua participação de dois para três pilotos, elevando o grid provisório para quatro equipes e nove competidores já confirmados para o primeiro ano da série.
Também foi definido o formato dos fins de semana de prova. Nas etapas dos Estados Unidos, Holanda, Grã-Bretanha, Aragón (Espanha) e Áustria, o campeonato seguirá um cronograma de três dias, com treinos livres na sexta-feira, classificatórios e a Corrida 1 no sábado — logo após a Sprint da MotoGP™ — e a Corrida 2 no domingo. Exceção no calendário, o GP da Itália, em Mugello, terá treinos e classificação na sexta-feira, com as duas corridas realizadas no sábado. A organização ainda divulgará nas próximas semanas a lista provisória de pilotos.
Os pacotes de ingressos para a Harley-Davidson Bagger World Cup já estão à venda para todas as etapas e incluem experiências exclusivas, como acesso a arquibancada temática da marca, estacionamento dedicado para motocicletas, acesso ao paddock e boxes das equipes, Fan Pack Harley-Davidson e entrada na Fan Zone integrada à MotoGP. O campeonato passará por Austin (EUA), Mugello (Itália), Assen (Holanda), Silverstone (Grã-Bretanha), MotorLand Aragón (Espanha) e Red Bull Ring (Áustria), onde acontece a rodada final. As motos de competição são baseadas na plataforma Grand American Touring, equipadas com motores Milwaukee-Eight V-Twin 131R preparados para corrida, mais de 200 cv de potência e velocidades que podem chegar a 300 km/h, prometendo um espetáculo inédito no calendário mundial do motociclismo.