Honda 2&4: motor da MotoGP e inspiração da F1 para uso na rua

Conceito será apresentado no Salão de Frankfurt, na Alemanha, na próxima quinta-feira (17)

10/09/2015 11:40

Há 50 anos a Honda vencia sua primeira corrida na Fórmula 1 com o monoposto RA272. Foi no GP do México de 1965, liderando de ponta a ponta e tornando a então novata marca de automóveis a primeira japonesa vitoriosa no campeonato. De volta à F1 neste ano reeditando a histórica parceria de fornecimento de motores à McLaren, a Honda decidiu partir desta história para encomendar a seus engenheiros a criação de um carro conceito esportivo. Tanto hoje quanto na década de 1960 a F1 usava motores em V de baixa litragem e elevada potência específica atingida em altas rotações, como nas motocicletas. E lá estava, pronto, o V4 de 999cc da RC213V...

O resultado foi o Projeto Honda 2&4, conceito eleito a partir de uma competição interna entre criações de profissionais de desenvolvimento da fabricante. Une inspiração na F1, tecnologia das motocicletas e a liberdade de se rodar em um monoposto aberto de apenas 405 kg. Daí o batismo como 2&4, da união de tecnologias dos setores de duas e quatro rodas dentro da Honda.

Para uso em rua, o motor da RC213V foi ajustado e passou a entregar 215 cv a 13.000 rpm e 12 kgf.m de torque a 10.500 rpm. Nada mal para um carro aberto que ficou com relação peso-potência 1,88, mais favorável que a da maioria dos esportivos (pode incluir Ferrari, Porsche etc.), só igualada pelos chamados “superesportivos” topo de linha destas fabricantes, os mais potentes e caros do mundo. O câmbio DCT de embreagem dupla e 6 marchas permite trocas sequenciais rápidas a até 14.000 rpm, com o banco concha a poucos centímetros do asfalto e o V4 rosnando imediatamente atrás do piloto. Na próxima quinta-feira a Honda deve informar se pretende produzi-lo para os entusiastas de track-days, a exemplo do que a KTM faz com o X-Bow.              

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