00/00/0000 00:00
                    
                
A Honda CG 150, modelo mais vendido do país, retorna às pistas de motovelocidade na temporada de 2013 com uma nova categoria de base do Superbike Series, destinada a jovens entre 10 e 16 anos. Com o nome de Honda Júnior Cup, o campeonato será uma preparação para categorias como CB 300R, Copa Ninja, CBR 600F, Superbike Light e Superbike Pro, que também fazem parte do evento.
Será o retorno do popular modelo às pistas, história que começou no Brasil em 1978 com a criação da Fórmula Honda, que utilizava a recém-lançada CG 125 para os pilotos que começavam na motovelocidade. Na Honda Júnior Cup, os novatos terão o acompanhamento de um tutor e de uma equipe técnica que serão responsáveis pelo trabalho nas motos, deixando os aspirantes livres para pilotar.
Já nas competições off-road, os modelos CRF 110F e CRF 150F serão a porta de entrada para os atletas mirins na nova categoria CRF for Fun, que estará no calendário do Brasileiro de Motocross e da Copa EFX Pacato de Enduro.
Equipe Honda
A marca também anunciou as novidades de suas equipes para a temporada 2013, e a maior delas foi a chegada do paulista Jean Azevedo, que traz na bagagem a experiência de 15 participações no Rally Dakar. O time de rally também terá os mineiros Dário Júlio e Nielsen Bueno e os irmãos catarinenses Ike e Guto Klaumann, enquanto a Honda aguarda o mineiro Felipe Zanol, que sofreu um acidente quando treinava nos Estados Unidos no ano passado e agora se recupera em casa. Júlio, Azevedo e Ike correrão na categoria Super Production, enquanto Bueno e Guto serão os pilotos na Production Aberta.
Na equipe oficial de motocross, os brasileiros Wellington Garcia e Thales Vilardi se juntam aos portugueses Joaquim Rodrigues e Paulo Alberto na equipe de motocross, com Garcia e Rodrigues na MX1 e Vilardi e Paulo Alberto na MX2. Na motovelocidade, José Luiz “Cachorrão” Teixeira e Maico Teixeira seguem como pilotos oficiais da marca no Superbike Series após ficarem próximos do título da categoria Pro em 2012.
Entre as equipes-satélites, a J99, de Gilmar Flores, o “Joaninha”, também ganhou apoio da marca. O evento contou com a presença de Henrique Balestrin, o “Zóio”, que sofreu um grave acidente em 12 de janeiro na Copa Brasil de Motocross Estilo Livre, no Rio de Janeiro (RJ), ao executar um backflip (giro completo para trás). Ainda se recuperando da batida, que o deixou hospitalizado por algumas semanas, o piloto comentou que não se lembra do acidente e espera voltar a pilotar ainda na temporada de 2013.
Os pilotos
	Equipe Honda Mobil de Motocross
	
	Wellington Garcia – MX1
	Joaquim Rodrigues – MX1
	Thales Vilardi – MX2
	Paulo Alberto – MX2
	
	Equipe Honda Mobil de Rali
	
	Dário Júlio – Super Production
	Jean Azevedo – Super Production
	Ike Klaumann – Super Production
	Nielsen Bueno – Production Aberta
	Guto Klaumann – Production Aberta
	
	Equipe Honda Mobil de Motovelocidade
	
	José Luiz Teixeira "Cachorrão" – SuperBike Pro
	Maico Teixeira – SuperBike Pro
	
	Equipes-satélite
	
	Vulcano Ipiranga IMS
	
	Adam Chatfield - MX1
	Leonardo Lizott – MX2
	Stefany Serrão – MX Fem e MX3
	Murilo Tomazelli – CRF 230F
	Marcos Moraes – CRF 230F
	Gabriel Della Flora - Júnior
	
	LS Racing
	
	Leandro Silva - MX1
	Sean Lipanovich - MX2
	Leonardo de Souza – Júnior
	Emerson de Oliveira – Júnior
	Mauriti Humberto Júnior – CRF 230F
	Fabiano dos Santos – CRF 230F
	
	Itamaracá Racing
	
	Gustavo Pessoa – MX2
	Carlos Evangelista - Júnior
	
	Dunas Team
	
	Endrews Armstrong - MX2
	Fábio dos Santos – MX2
	Ismael Rojas – MX2
	Vitor Almeida - Júnior
	
	ASW Enduro Team
	
	Sandro Hoffmann – Enduro de Regularidade
	Sabrina Katana - Enduro de Regularidade
	Ronald Santi – Enduro de Regularidade
	
	J99 Freestyle
	
	Gilmar Flores – Joaninha
	Henrique Balestrin - Zóio
	Jonilson da Silva – Kiko Louco
	Marcos Paris - Palmito
	Roberto da Silva – Robertt Fire