Honda revive a minimoto Dax, sucesso nos anos 1970

Modelo retrô será parte da linha 2023 com outros dois modelos compactos de 125cc

15/03/2022 16:45

A Honda ampliará a família de minimotos 125cc vendida no exterior revivendo a Dax, modelo que tinha um característico chassi de aço estampado incorporando o tanque. Ela se juntará a Monkey e MSX 125 Grom na linha de minimotos europeia. 

O nome originalmente é uma referência ao formato alongado da estrutura que vai do assento ao guidão, lembrando o cachorro da raça dachshund (o “salsicha”). Lançada em 1969, tornou-se um modelo “cool” entre o público jovem nas versões ST50 e ST70, esta última vendida importada também no Brasil. 

O design manterá referências off-road da minimoto original, que focava em uso para lazer, como o escapamento elevado e o guidão alto, mas não terá mais pneus de uso misto nem o guidão dobrável e desmontável que a permitia ser transportada no porta-malas de um carro. 

Na nova ST125 o motor ainda será de cilindro horizontal refrigerado a ar com apenas duas válvulas e câmbio rotativo de embreagem automática – antes de 3 marchas, agora de 4 velocidades como na Biz atual. O conjunto mecânico é o mesmo já usado em Monkey e Grom, que inclui garfo invertido de 31 mm, dois amortecedores na traseira e rodas de 12 polegadas calçando pneus para uso urbano.         

A tecnologia contemporânea fica evidente nos freios a disco com ABS, iluminação full-LED e painel LCD blackout. Diferentemente da também retrô Monkey, a Dax poderá levar duas pessoas graças ao assento mais longo avançando onde normalmente estaria o tanque.  

 

APLICATIVO



INSTAGRAM