Honda, Yamaha e BMW juntas pela segurança

Tecnologia visa troca de informações entre usuários das ruas e estradas para evitar acidentes

13/10/2015 11:10

Honda, Yamaha e BMW se juntaram para desenvolver uma tecnologia que alerta os motociclistas para possíveis perigos nas ruas e estradas. As três fabricantes estão desenvolvendo um sistema chamado de Cooperative-Intelligent Transport Systems (C-ITS), onde o motociclista (e sua moto) “conversará” com os outros usuários da via prevendo assim mudanças de direção de cada veículo, bem como as condições da pista e possíveis acidentes.

A intenção das marcas, que aguardam a adesão de outras fábricas de duas e quatro rodas, é desenvolver um sistema cooperativo onde todos os usuários consigam estabelecer uma comunicação entre si e, assim, evitar incidentes. Um exemplo clássico ilustrado pela iniciativa é o carro avisar a moto quando vai fazer a conversão em um cruzamento, alertando o motociclista da possibilidade de colisão iminente.

Outra ação discutida pelas marcas é utilizar a tecnologia de GPS, nos veículos que a possuêm, claro, para ajustar a velocidade de cada condutor na via. A intenção é intervir automaticamente na velocidade de cada veículo, restringindo os excessos e prevendo acidentes.

A maior dificuldade que a inciativa encontra no momento é instalar o sistema C-ITS nas motocicletas. Muito próximo de equipar os carros mundo a fora, a tecnologia ainda precisa vencer alguns empecilhos – espaço limitado para um sistema eletrônico que precisa ser resistente a água, poeira e vibração – para enfim virar uma realidade nas ruas e estradas do mundo.

Foto: Karl Viktor Schaller, vice-presidente de desenvolvimento da BMW Motorrad; Tetsuo Suzuki, gerente de operações da Honda; Takaaki Kimura, vice-presidente executivo da Yamaha.

APLICATIVO



INSTAGRAM